quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CORTES DE ENERGIA NA REGIÃO


Na nossa região, onde existem tantas fontes de energias renováveis, como se explicam tantas falhas de abastecimento e picos de tensão.

A energia eólica e hídrica produzida na nossa região não está a ser consumida pelos residentes de uma forma constante e permanente, verificando-se a sua interrupção.
Como se explica que tenhamos de produzir energia da Barragem da Venda Nova, que está neste momento a sofrer obras de aumento de potência. As barragens de Pisões, Paradela e Salamonde, os parques eólicos da serra da Cabreira e dos montes da região de Montalegre e mesmo assim continuarmos a ter falhas de energia frequentes.
No passado dia 2 de Dezembro (quinta feira), uma vez mais, faltou o abastecimento de energia eléctrica durante a hora do jantar, chegando ao cúmulo de a única área com luz eléctrica ser a subestação da EDP, que não é mais do que um terreno onde se encontram os postes de alta tensão e nenhumas pessoas, estando todas as habitações e estabelecimentos comerciais em seu redor às escuras.
Até quando se irá prolongar esta situação? Esta é a questão colocada pelos residentes desta região.

Circulação cortada devido à neve

No passado dia 30 Novembro (Terça – Feira), as estradas ficaram cobertas de neve, sendo as mais afectadas as de Guarda e de Vila real. Com esta queda de neve os carros ficaram sem se deslocar. A neve caiu na Segunda – Feira (dia 29 de Novembro) informou uma fonte da GNR.
"A neve está a prejudicar o trânsito um pouco por todo o país, principalmente no norte", declarou a mesma fonte, adiantando que "permanecem várias vias" que se encontram cortadas ao trânsito.
Em Vila Real, existem seis vias nacionais que estão cortadas à circulação de veículos, mas as fundamentais vias do distrito estão circuláveis com prevenção, exclamou a fonte da GNR. De acordo com a mesma fonte, no Porto, na área de Penafiel, estão também "duas estradas sem movimentação", tal como em Moncorvo (na EN 315), em Bragança (EN 206, na zona de Nogueira) e em Valença (Estrada Municipal 1, junto a Melgaço).

Homem e mulher morrem em acidente de viação

No passado dia 6 de Dezembro (segunda-feira), um casal morreu, num acidente rodoviário, na povoação de Rendufinho, concelho de Póvoa de Lanhoso.O despiste, seguido de choque contra uma árvore, causou a morte a um homem de 41 anos e a uma mulher, de 31 anos.
Pensa-se que a mulher estava grávida, circunstância que será confirmada, ou não, pela autópsia que já foi requerida pelo Ministério Público. O acidente sucedeu na Estrada Nacional 103, no Lugar de Arcas, por volta das 23 horas e 22 minutos, hora a que foram chamados ao local, diferentes meios de socorro. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que movimentaram seis viaturas e 16 elementos, e pela VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Guimarães.
O homem falecido no incidente era funcionário da Segurança Social e residia em S. Victor, concelho de Braga. A vítima do sexo feminino vivia em Vieira do Minho. O acidente está a ser averiguado pelo Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito de Braga da GNR.

Apreensão de armas e drogas

No dia 26 de Novembro (sexta feira) a GNR de Vieira do Minho apreende várias armas em situação ilegal e droga numa residência de Ruivães no concelho de Vieira do Minho.

Em sequência de alegada agressão a uma idosa na via publica há cerca de um mês, houve suspeitas de que o individuo poderia ter armas em situação ilegal em casa.
No dia 26 de Novembro (sexta feira) em comprimento de um mandado judicial uma busca realizada pelo posto territorial de Vieira do Minho foi a casa do suspeito e apreendeu nove armas de fogo, nas quais havia caçadeiras, armas de canos cerrados, pistolas, revolveres, uma pistola de gás.
Também apreenderam dezenas munições, uma arma branca com 16 cm de lâmina e ainda 144,5 gramas de uma substância que a GNR pensa ser cannabis.