quinta-feira, 28 de abril de 2011

Queima do Judas em Montalegre






Voltou a decorrer na vila de Montalegre a tradicional “Queima do Judas”, este evento foi promovido pela Câmara Municipal de Montalegre. O desfile contou com mais de 20 judas, cujo seu ponto alto foi a concentração à volta do castelo.
A Câmara Municipal de Montalegre voltou este ano a organizar o concurso “Queima do Judas”, este concurso foi aberto a todas as pessoas. Em nome do organizador, Orlando Alves, senador da cultura do Município de Montalegre, distinguiu o envolvimento da população numa das tradições de Barroso. “É uma actividade da Câmara que tem um carácter sazonal. Na tradição popular, é a forma do povo exorcizar os males, os diabretes, que existem em cada um de nós, e os judas que, infelizmente, povoam a sociedade. Por detrás de tudo isto, há uma lição moral a reter. Todos temos a ganhar se nos dermos bem uns com os outros e se formos cordatos, educados e mais sociáveis uns para com os outros”, disse Orlando Alves. De acordo com o organizador este concurso teve como principal objectivo ser a eventualidade de vermos a comunidade a participar nesta actividade. De ver os jovens e os mais crescidos a participar nesta actividade, fazendo com que seja uma actividade cheia de alegria e de cor. Disse também que valeu a pena ir à rua assistir à famosa “Queima dos Judas” e bater palmas ao esplêndido trabalho destas associações, que os bairros e os jovens da nossa assembleia produziram.
Fonte: Site Oficial da Câmara Municipal de Montalegre

Notas do 8ºB no segundo período

No 2º período escolar a turma do 8ºB em relação ao 1º período conseguiu superar algumas negativas.

A turma do 8ºB apesar de ter levantado algumas negativas conseguiu mesmo assim diminui-las em relação ao 1º período. Houve alunos(as) que mais se destacaram, como Beatriz Azevedo que teve 5 a todas as disciplinas excepto a Educação Fisica, também o Diogo André se destacou em relação a outros alunos(as). As alunas Ana Pereira, Cátia Santos e Florbela Carvalho também conseguiram não tirar nenhuma negativa, os restantes alunos tiraram todos uma ou mais do que uma negativa.

Festa de Páscoa



No passado dia 8 de Abril (Sexta-feira), realizou-se na nossa escola a Festa de Páscoa, em que professores e alunos participaram.
Da parte da manhã decorreram as aulas normalmente. Após o intervalo do almoço, os alunos foram às salas de aula fazer a chamada, para de seguida participarem num peddypaper. Os alunos que não participaram nas actividades ficaram na sala 9.
Realizaram-se também jogos de basquetebol inter-turmas. No final da tarde, realizou-se a já tradicional mesa de Páscoa, para a qual todos os alunos contribuíram.

A conservação de Mourela

Na próxima tarde de (29 de Abril de 2011) irá realizar-se ,no auditório do Multiusos em Montalegre, o seminário de encerramento do projecto "A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no planalto da Mourela", em que as portas estarão abertas ao público.

Já no ano passado o projecto tinha sido apresentado e consiste numa acção promovida pela ADERE (Associação de Desenvolvimento do Parque Nacional da Peneda do Gerês) e com o contributo da Câmara Municipal de Montalegre.
Este ano, no auditório municipal de Montalegre, este projecto que tem por objectivo dar a conhecer às pessoas o trabalho realizado nas florestas abandonadas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Visita de Estudo


No passado dia 31 de Março (Quinta-feira), os alunos do 9ºA e 9ºB foram ao Porto, visitar a Casa da Música e o Museu Serralves, acompanhados pelas professoras Susana Sousa e Rosália Ruas, para conhecer estas duas instituições. Os alunos saíram da nossa escola às 8:30h e regressaram às 18:30h. Conheceram os dois lugares ao pormenor e admiraram os jardins do Museu Serralves. O Museu tem como propósitos essenciais a constituição de uma colecção representativa da arte contemporânea portuguesa e internacional e a apresentação de um plano de exposições transitórias. A Casa da Música foi criada para assinalar o ano festivo de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura. É o primeiro edifício construído em Portugal unicamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação. “Aconselho todas as pessoas que ainda não conhecem estes dois locais a visitarem-nos”, disse a aluna Susana Costa, do 9ºA.

Feira dos minerais

No passado dia 28 de Maio (Segunda-feira) organizou-se uma feira de minerais que ira decorrer até ao dia 8 de Abril (Sexta-feira) com o objectivo de angariar fundos para comprar materiais para o laboratório de ciências.

No dia 28 de Maio (segunda-feira) o grupo de Biologia e Geologia do departamento de ciências experimentais do Baixo Barroso que corresponde às Prof. Mónica Vieira e Prof. Cármen organizaram uma feira de minerais que se irá prolongar até ao dia 8 de Abril (Sexta-feira). Foi a Geotejo que deu os materiais para venda após o grupo ter contactado, a feira foi organizada como forma de mostrar a utilização ornamental dos recursos minerais e com o dinheiro angariado pela venda dos produtos vão adquirir material escolar para o laboratório de ciências. Esta actividade pertenceu ao plano anual de actividades. Segundo a Prof. Mónica: Está a causar muito interesse a todos os alunos cumprindo assim com o objectivo.


Fonte: Prof. Mónica Vieira

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Festa da Páscoa na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso

Vai realizar-se na sexta-feira, dia 8 de Abril, a festa da Páscoa da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, que está a ser organizada pela turma do 11ºA.


A turma do 11ºano está a organizar o Peddy-Papper e a mesa de Páscoa. Esta festa será também constituída por um torneio de basquetebol, organizado pelos professores de Educação Física, e por uma celebração Pascal. As mesas da Páscoa, que já é habitual ser elaborada nesta festa, vai ser composta pelos alimentos com que os alunos de todas as turmas contribuem. Da parte da manhã decorrerão aulas normais, sendo as actividades realizadas apenas na tarde de sexta-feira. Foi informado que, todos os alunos que não participem nas actividades propostas, terão aulas normais.

Dia 1 de Abril no Baixo Barroso

No passado dia 1 de Abril 2011 (sexta-feira), comemorou-se o dia das mentiras, tradicional em todas as aldeias, na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

No anual dia das mentiras, nas aldeias do Barroso há muita alegria e festa. Na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso também se festejou este dia, em que houveram várias mentiras ditas por alunos e professores. No 8ºB, a melhor partida foi feita à professora de Ciências Naturais, Mónica Vieira, em que a fizeram acreditar que a funcionária Rosa tinha chamado por ela senão levava os alunos para o Conselho Executivo. A professora assustada dirigiu-se ao PBX para perguntar o que é que se passava, até que descobriu que tinha sido uma partida. Foi um dia divertido e os alunos esperam que seja assim todos os anos.


Fonte: Alunos da Turma 8ºB