quinta-feira, 31 de março de 2011

Apresentação do livro “Alto Relevo”


No passado dia 26 de Março (Sábado), realizou-se no Centro Social e Paroquial de Cabril às 21 horas, a apresentação do livro “Alto Relevo”, do escritor Flávio Monte.


Flávio Monte, pseudónimo de Luís Costa, é um escritor nascido em Montalegre. É professor na EB2/3 de Real, em Braga e este livro é a sua terceira publicação. O autor apresentou o livro e deu a sua opinião sobre a desertificação das aldeias, em particular as aldeias transmontanas. A acompanhá-lo, com a leitura bastante expressiva de algumas partes do livro, esteve um seu colega, professor na mesma escola. Os seus livros falam do passado transmontano, das suas gentes e da emigração. No final da apresentação, foi aberto o diálogo ao público presente e, de um modo geral, todos os intervenientes mostraram a sua tristeza e preocupação pelo facto das aldeias tenderem a ficar desertas. À saída estavam expostos os três livros do autor para quem os quisesse adquirir.

Euro milhões foi registado, tabacaria juviduque, deu o prémio vencedor


Um apostador em Portugal e outro na Bélgica vão dividir o maior prémio de sempre do Euromilhões, no valor aproximado de 133 milhões de euros.


O boletim português com os números vencedores do Euromilhões foi registado em Chaves, na Tabacaria Juviduque. Quanto ao vencedor do maior prémio de sempre do Euromilhões, o proprietário da Juviduque disse que não sabe quem é. O proprietário diz apenas que teve no dia 26 de Março de 2011, logo de manhã um telefonema da Santa Casa Da Misericórdia, a dizer que foi na sua agência registado o boletim vencedor, no valor de 66 milhões de euros, mas desconhece por enquanto a identidade do totalista.

Sexta- Feira 13 em Montalegre

No passado dia 24 de Março (Quinta-Feira), foi anexado na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso um projecto de grupo sobre a Sexta- Feira 13 em Montalegre.

A escola de Montalegre organizou um projecto na sequência do dia das Bruxas, este projecto consiste num concurso entre bruxas, monstros e olharapos.

Este projecto terá de conter trinta elementos, terá votos entre júri e os resultados sairão no dia 9 de Abril (Sábado).

Visita de estudo do CEF

No passado dia 29 de Março (Quarta -Feira) a turma do CEF realizou uma visita de estudo, onde foram ver a barragem de Alto Lindoso.

Nessa visita foram ainda alguns professores, nomeadamente a professora Susana, Carla Cordeiro, Isabel Gouveia e ainda o professor Joaquim, que acompanharam os alunos e lhe explicaram o que eles iam ver. Os alunos e professores saíram da escola às 9:30 h e chegaram ao Braga Parque pelas 10:30h, onde permaneceram para almoçar, até à saída às 12:00 h. De seguida dirigiram-se para o local planeado da visita. Na Barragem de Lindoso observaram o modo de produção de energia e o seu funcionamento.

Para os alunos a viagem foi interessante porque aprenderam novas informações sobre as Barragens.

Fonte: Alunos do CEF

quinta-feira, 24 de março de 2011

Semana da Leitura


Na semana de 20 a 26 de Março, decorre na nossa escola a Semana da Leitura, com várias actividades para os alunos do 2º e 3º ciclos, tendo estas como objectivo principal despertar o prazer da leitura.
Durante esta semana, irão realizar-se várias palestras, sessões de leitura e outras actividades, para que os alunos ganhem o gosto de ler e aprendam que a leitura é algo muito enriquecedor e uma boa ocupação para os tempos livres. No desenvolvimento destas actividades, podemos até adoptar o lema do Plano Nacional de Leitura: “Ler mais, ler melhor”.

Palestra no Baixo Barroso

No dia 24 de Março (Quinta-feira) realizou-se uma palestra acerca de voluntariado na escola do Baixo Barroso.
A palestra foi apresentada por alguns membros da Cruz Vermelha Portuguesa, dos Bombeiros Voluntários de Salto (Hernâni Carvalho e Sílvio Magalhães), falaram também duas Enfermeiras da Cruz Vermelha.
Estes elementos que realizaram a palestra disseram que os jovens deveriam se voluntariar para os Bombeiros ou para a Cruz Vermelha por decisão própria não porque são obrigados.
Alertaram também que quem se voluntaria-se não iria ser pago mas só pelo prazer de ajudar alguém e sentir-se útil já ia valer a pena.
Esta palestra realizou-se para alertar os jovens que podem mudar o Mundo com o seu pequeno contributo.

Palestra na Escola do Baixo Barroso

No passado dia 21 de Março de 2011 (Segunda-feira), celebrou-se na escola Básica e Secundária do Baixo Barroso o Dia mundial da Árvore e, por isso, realizou-se uma palestra.
Esta palestra teve a presença do professor Domingos, engenheiro Florestal e professor na Universidade de Trás-os-Montes. O senhor foi convidado pela professora da biblioteca, Maria João, e veio falar da importância de uma floresta, de como tratar dela e, também relatou as várias tarefas desempenhadas pelos engenheiros florestais.
O convívio entre os professores e alunos decorreu na sala nove da escola, e nomeadamente às duas e meia da tarde participaram os alunos do CEF e dos 8ºanos, que fizeram as suas perguntas, esclareceram as suas dúvidas e interviram correctamente.
A palestra acabou às três e meia da tarde e os alunos gostaram da actividade.
Fonte: Alunos que participaram na actividade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Planetário na escola


Nos passados dias 10 e 11 de Março (Quinta e Sexta-feira), esteve presente na nossa escola, na sala de convívio, o Planetário. Esta actividade foi dirigida por Vasco Oliveira e organizada pelo Departamento de Ciências da nossa escola. O Planetário faz parte do Plano Anual de Actividades da escola e tem como objectivo transmitir conhecimentos aos alunos sobre estrelas e constelações.
Dentro de uma esfera de plástico, deram-se a conhecer os segredos das estrelas e constelações. Os alunos aprenderam a localizar a Estrela Polar, que indica sempre o Norte. Aprenderam também a influência das constelações nos signos. Por exemplo, no mês de Fevereiro, o eixo de rotação da Terra aponta para a constelação de Aquário.
Pelas reacções dos alunos pode-se dizer que foi uma actividade do agrado dos mesmos.

Praça da Alegria em Cabril


No passado dia 16 de Março (Quarta-feira), o programa da RTP, Praça da Alegria esteve no parque de campismo de Cabril.
A transmição em directo para os estúdios do Porto iniciou por volta das 1o horas. Ao longo da transmição, ouviu-se o Carlos Ferreira, da aldeia de Xertelo- Cabril, Bruno Pinto da aldeia da Vila- Cabril, Fábio Lopes da aldeia do Sudro- Vieira do Minho e Vítor Geadas da aldeia de São Ane- Cabril a tocarem concertina e também a cantar, e também, Óscar Afonso da aldeia de Fafião- Cabril a tocar tambor. Durante a manhã de transmição a senhora Cidália Marques da aldeia de Pincães- Cabril vendia compotas caseiras. A Praça da Alegria contou com a presençam da escola EB1 de Cabril e com o Jardim de Infância de Cabril.
O programa Praça da Alegria é uma produção da RTP que é emitido diaramente a partir de um estúdio do Porto. Este programa aposta em manhãs divertidas, cheias de informação e dicas sobre saúde, moda, culinária, estética, jardinagem e decoração da casa.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Militar desaparece no Rio Tâmega

Na madrugada do dia 16 de Março de 2011 (Quarta-feira), um militar de 20 anos desapareceu no Rio Tâmega ao desequilibrar-se, e ainda não foi encontrado.
O jovem militar natural de Pinhal Novo, tinha saído com cerca de oito colegas para se divertir. Já de madrugada, o grupo desloca-se até à margem do Rio Tâmega e tenta atravessar o rio através das pedras submersas existentes nele, mas desiquilibra-se e caí. Como não sabia nadar, dois dos seus colegas tentam-o salvar mas como a corrente do rio era demasiado forte não o conseguiram agarrar. Estes dois companheiros, por apresentarem sintomas de hipotermia, foram para o Hospital Distrital de Chaves, mas “conseguiram ter alta”, segundo uma fonte do Hospital.
O alerta do acidente foi dado pelos colegas do militar por volta das 12h35 da noite. As buscas do corpo iniciaram-se próximo da 1h30 da madrugada pelos Bombeiros da Salvação Pública de Chaves. Apesar destes, acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Vidago, a Associação Flaviense de Bombeiros, Equipas de mergulhadores dos voluntários da Régua e da Cruz Branca de Vila Real, os serviços municipais de Protecção Civil de Chaves e militares do Regimento de Infantaria 19.
Foram cinquenta elementos, 11 viaturas local e dois barcos que se deslocaram para o Rio Tâmega procurando sinal do corpo do jovem.
Apesar da pouca profundidade do rio, cerca de 3 metros, o corpo do militar ainda não foi encontrado e os seus colegas encontram-se em estado de choque, segundo o Coronel Megre Barbosa, do RI19.

Fonte: Site do Jornal Público

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval em Ruivães


No passado dia 6 de Março (Domingo), festejou-se na localidade de Ruivães - Vieira do Minho o Carnaval, com a organização da ASPOCAGE, Grupo de Cantares dos Reis e Comissão de Festas desta aldeia com o objectivo de manter viva esta tradição e animar um pouco a população.
Os participantes mascararam-se na casa de um dos elementos da ASPOCAGE e desfilaram até ao largo da aldeia, acompanhados pelo som dos tramboleiros da aldeia de Zebral e do carro alegórico que transportava o “SRº Entrudo”. No referido largo foi lido o testamento do Entrudo, no qual estava escrito aquilo que ele deixava a alguns elementos da comunidade para poder morrer em paz.
Para matar a fome e a sede aos foliões, as festeiras montaram uma tasca onde serviam bebidas, crepes feitos na hora e outros petiscos. Esta actividade, como é de depreender, foi organizada com o objectivo de angariar fundos para as festas 2011.
A alegria e diversão foram o principal elemento deste dia.

Entrudo em Cabril


No passado dia 8 de Março (Terça-feira),a tradição do desfile de Carnaval pelas aldeias voltou a reperti-se, mas este ano teve a presença da equipa de reportagem da TV Barroso.
Realizou-se uma peça de teatro que estava prevista para as 14 horas e só se iniciou ás 15 horas. A peça de teatro contou com muitos aplausos, garagalhadas e ajuda do público.
No fim da peça de teatro iniou-se o tradicional desfile pelas aldeias da Vila, de Cavalos, de Chãos e de S.ane. Á frente do desfile ía um burro e dois bodes que iam a puxar os bonecos do entrudo e bombos e concertinas. Ao terminar o desfile pelas aldeias, realizou-se na aldeia da Vila o concurso de máscaras, onde os melhores ganharam uma medalha. Este ano o primeiro lugar foi para Heldér Sousa da aldeia da Vila, o segundo lugar foi para Luís Gonçalves da aldeia de Pincães e o terceiro prémio foi para David Oliveira da aldeia da Vila.
Como é costume á noite, realizou-se a chamada "Queima do entrudo", onde queimaram os bonecos do entrudo que durante o dia foram puxados pelo burro e pelos bodes.
Este foi mais um Entrudo em Cabril, cheio de animação e espera-se que para o ano haja mais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrudo 2011 em Cabril



Freguesia de Cabril deixa as suas casas para festejarem o carnaval em comum.


A população da freguesia de Cabril, Concelho de Montalegre deixou as suas casas e foram para a rua festejar o Carnaval.
Com a ajuda da câmara municipal realizou-se um dia com muitas actividades uma delas sendo uma peça de teatro “ Pranto de Maria Parda” que foi realizada por alguns elementos da companhia Filandorra.
Muita gente preencheu o largo da aldeia principalmente os idosos do centro social e Paroquial de Cabril que tão sedo não esquecerão uma tarde muito divertida.
Realizou-se também um desfile, um baile de caretos e uma entrega de prémios.

GNR promove campanha “Brincar ao Carnaval em segurança”

Na passada semana, dia 4 a 11 de Março de 2011, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real vai promover acções de sensibilização às escolas e ao geral da população, sobre os perigos da utilização não legal das “bombas de carnaval”, detendo assim toda e qualquer actividade proibida.
Todos os anos, a utilização das "bombas de carnaval" e dos "estalinhos" causam graves acidentes, com destaque para traumatismos, cortes e queimaduras nas mãos e nas pernas, sobretudo nas crianças entre os 10 e os 16 anos.
A GNR informa que estes materiais são legalmente considerados explosivos, e para a sua venda é necessária uma licença “Carta de Estanqueiro”.
A GNR está a tentar que a compra de acessórios carnavalescos considerados perigosos, tais como "estalinhos", "bombas de mau cheiro", "pós de comichão" ou "de espirrar" e outros adereços que não sejam legais, acabe ou diminui-a. Por isso é preciso estar atento à compra dos brinquedos utilizados no carnaval que, em alguns casos, podem ser considerados como crime de detenção de arma ilegal.

Fonte: Jornal de noticias de Montalegre

quinta-feira, 3 de março de 2011

Corta-mato em Chaves



No passado dia 23 de Fevereiro (quarta-feira), alguns alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram representar a escola numa prova de corta-mato que se realizou em Chaves.
Os alunos que foram a Chaves representar a escola saíram por volta das 9 horas e 30 minutos e deslocaram-se de autocarro até lá. Entre os participantes houve um primeiro lugar no escalão Juvenis na categoria masculina o lugar de Carlos Tomás do 7ºB que ficou classificado para a prova nacional que decorrerá em Lisboa. O Carlos Tomás não foi o único a ganhar prémios, os outros participantes da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso também trouxeram prémios de colectivo para a escola. Participaram diversos alunos na prova do corta-mato.

Cabreira ConVida


No passado dia 25 de Fevereiro (Sexta-feira), mais de quinhentos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Vieira do Minho foram à Serra da Cabreira realizar uma das actividades incluídas no projecto “Cabreira ConVida”.
Nesta actividade participaram alunos, pessoal docente e não docente das 13 escolas que fazem parte do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e ainda alguns elementos de juntas de freguesia, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Bombeiros Voluntários, GNR, Polícia Municipal e Sapadores Florestais.
O projecto atrás referenciado pretende ajudar a reflorestar áreas ardidas da Serra da Cabreira. As actividades programadas neste projecto têm, segundo a opinião de Senhorinha Silva, professora na EB1 de Ruivães, uma importância máxima pois, “para além de permitirem às crianças um conhecimento mais profundo da serra, também as sensibiliza para a defesa do meio ambiente.”
No início do próximo ano lectivo, os alunos voltarão à Serra da Cabreira para observar o crescimento das 1200 árvores que plantaram.
Para além desta actividade os alunos tiveram ainda oportunidade de realizar um peddy-paper, degustar um bom piquenique (almoço) ao ar livre, assistir à leitura de um conto e ainda cantar algumas canções sobre a floresta e sua defesa, ensaiadas pelos docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval no Baixo Barroso

No dia 4 de Março (Sexta-Feira), irá-se realizar uma festa de Carnaval na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, que contará com a participação dos alunos e professores, no âmbito de festejar o dia do Carnaval.

Essa festa está a ser organizada pela turma do 10º ano e um aluno do 12ºano, Pedro Veras. Nesse dia, haverá aulas normais toda a manhã e à tarde, após a chamada na sala de aula realizar-se-ão as actividades de carnaval que se iniciam às 14:40 com o desfile de carnaval, onde os alunos irão vestidos com trajes relacionados com o tema: “Lendas e Tradições do Barroso”. Mais tarde, por volta das 16:00, os alunos do C.E.F irão representar uma peça de teatro. Às 16:20 há entrega de prémios e, por fim, um jogo de Futebol entre professores e alunos no campo da Escola.
Estas actividades foram seleccionadas pelos organizadores da festa, e a maioria vão se realizar na Sala de Convívio, incluindo o desfile, em que alguns alunos convidaram nomeadamente os seu Directores de Turma para se mascararem e desfilarem também com eles. Caso os alunos não quisessem desfilar ou participar nestas actividades, iriam para a Biblioteca Escolar elaborar um trabalho sobre o Dia de Carnaval, mas como foi previsto, 90% das turmas inscreveram-se.
Se tudo correr na perspectiva vai ser um grande festejo, com muita alegria e animação, afirmam os organizadores da festa.

Fonte: Organizadores da Festa de Carnaval na escola.

CORTES NA ILUMINAÇÃO NO CONCELHO DE MONTALEGRE


No dia 27 de Fevereiro (domingo) o município de Montalegre decidiu fazer cortes na
iluminação pública
nas aldeias do concelho de Montalegre.
O concelho decidiu fazer cortes na luz para uma redução nas despesas de energia electrica, com esta decisão já se fez sentir, resultados positivos, no orçamento das despesas da Câmara Municipal de Montalegre, adiantou à Lusa o presidente da câmara, Fernando Rodrigues.
Esta medida tomada pelo executivo para reduzir os custos no consumo da iluminação pública não é nova, dado que, em julho a autarquia criou um plano de poupança e desligou 600 candeeiros na vila de Montalegre.
Aqui neste concelho já começaram a ser usadas as medidas de austeridade, como aconselhou o Primeiro Ministro José Sócrates.