quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Regresso da Professora Carla Cordeiro ao Baixo Barroso

O regresso da professora Carla Cordeiro aconteceu dia 18 de Janeiro (Terça-feira).
A professora Carla cordeiro teve de se ausentar da escola durante 5 meses devido a licença de maternidade. Foi a professora Goreti Coelho quem a veio substituir durante o primeiro período escolar.
A professora Carla Cordeiro deu á luz uma menina chamada Francisca que tem neste momento 6 meses.
O que a cativou mais nesta escola foi a paisagem e o bom ambiente entre os colegas (os professores), e os alunos. O que mais a prejudica por dar aulas nesta escola é a distância de casa para escola e de ter de estar longe da filha.

Tradições vivas


No passado dia 20 de Janeiro (Quinta-feira) realizou-se a festa em honra de S. Sebastião nas localidades de Cabril e Salto.
Neste dia, em Cabril, teve lugar a parte religiosa com a tradicional missa onde é benzido o pão (o carolo) e distribuído pelos populares presentes.
A festa em si realizou-se nos dias 22 e 23 (Sábado e Domingo) pelo facto de ser fim-de-semana e atrair mais pessoas. No Sábado, debaixo de um frio intenso, actuou o conjunto “Cordosom” e no Domingo teve lugar a actuação do Grupo de Concertinas de Salto.
Em Salto, no dia 20, fez-se a festa religiosa. Esta festa consiste numa procissão com o andor de S. Sebastião que preside à bênção do pão e do vinho. As pessoas dizem que é uma maneira de espantar a fome dos tempos difíceis de outrora. Este pão, por ser diferente do normal, aguenta muito tempo sem se estragar.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desporto escolar do Baixo Barroso

No dia 15 de Dezembro (quarta-feira) a equipa de Voleibol foi jogar a Arco de Bulhú onde conseguiram ganhar por 2-1, também no dia 19 de Janeiro uma (quarta-feira) foram a Celorico de Basto onde jogaram contra Mondim de Basto e também ganham, mas desta vez por 3-0, a equipa ainda se defrontou com Celorico de Basto, mas desta vez infelizmente perderam por 3-0. Os jogos iniciaram-se por volta das 14 horas segundo a fonte: Prof. Dores. A equipa de Futsal também foi deixar estragos em Boticas onde jogou Montalegre a equipa presente foi: Óscar, Raul, João Ramos, João Pereira, Fábio, João Martins, Leandro, Leonardo, Diogo e Daniel, que empataram 5-5 os autores dos golos foram Diogo com 2 golos marcados, o Leonardo marcou 1 e o João Ramos com 2 golos, mas também jogou ainda com a equipa de Boticas onde foram mais felizes e conseguiram ganhar por 3-2 com 2 golos do Diogo e 1 do Daniel. Segundo o Prof. Bruno.
As 2 equipas foram transportadas de autocarro

domingo, 23 de janeiro de 2011

XX Feira do Fumeiro em Montalegre

Dos dias 27 e 30 de Janeiro (de Sexta-feira a Domingo), vai-se realizar a 20º Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso em Montalegre. Na edição deste ano vão estar presentes 119 produtores, e haverá quilos e quilos de carne exposta.

É a primeira exposição (deste género) do ano e vai haver à venda mais de 30 mil quilos de carne transformada e centenas de presuntos. Também o pão de centeio, os folares, o mel de Barroso, assim como licores e chás de Vilar de Perdizes, não irão faltar nesta grande feira. Irá haver a participação dos restaurantes do concelho com ementas ou iguarias centradas no porco, não faltando obviamente o famoso “Cozido à Barrosã”. Esta feira será um espaço de alegria e muita animação, com a presença de gaiteiros, a Banda de Música de Parafita, muitos cantares ao desafio, concertinas, tascas e fados. No ano passado, “a Feira do Fumeiro de Montalegre foi um sucesso” afirmou Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, visto que teve mais de 70 mil visitantes, para cima das 70 toneladas de produto vendido, e lucros na ordem dos dois milhões de euros.

Fonte: Site oficial de Montalegre

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vencedores do corta-mato recebem medalhas


No passado dia 12 de Janeiro (Quarta-Feira) foram entregues medalhas aos vencedores do corta-mato, realizado na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso no dia 17 de Dezembro de 2010. Esta prova de atletismo consisitiu em apurar os vencedores para uma nova prova de corta-mato fora da escola.

Inclusivamente, foi entrevistada, por um grupo do 8ºB, Marisa Martins do 7ºB, que por sua vez ficou em 3º lugar no escalão Infantis B, na categoria feminina. Esta aluna diz ter sido uma prova um pouco complicada, porque a pista parecia ter locais com alguma lama, mas gostou de participar nesta prova.

Feira na escola


No passado dia 13 de Janeiro (Quinta-feira), realizou-se na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso uma feira onde se vendiam bolos e sumos. Esta feira teve lugar em frente à sala de convívio e toda a comunidade escolar pode contribuir nesta iniciativa.
Os organizadores foram os alunos do 12º ano, com a finalidade de angariar dinheiro para a viagem de finalistas.
Com o mesmo objectivo e com a mesma organização teve lugar no dia 6 deste mês uma outra feira mas, dessa vez, de sumos e tostas mistas.
A equipa organizadora está satisfeita com o resultado destas feiras, pois venderam todos os produtos que tinham disponíveis. Com estas duas feiras conseguiram angariar cerca de 50 euros.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Actividade Francesa na Escola do Baixo Barroso

Na passada quarta-feira (13 de Janeiro 2011), decorreu na escola do Baixo Barroso uma actividade francesa onde se comemora o dia dos Reis Magos- "L’Épiphanie".

Esta actividade comemora-se no dia 6 de Janeiro, segundo a tradição francesa e visa comemorar a aparição dos Reis Magos ao Menino Jesus. Excepcionalmente, na escola, comemorou-se no dia 13 de Janeiro em virtude da professora responsável, Célia Ferreira, ter pedido a coloração dos seus alunos, no sentido de estes trazerem alguns alimentos (leite, bolos...), utilizados para a confecção do manjar daquele dia.
A actividade consistiu na realização de um lanche alusivo à tradição francesa- L’Épiphanie, onde se destacam o bolo “La Galette des Rois” e os crêpes, que são os alimentos habituais daquela costume.
O lanche decorreu às duas horas da tarde e todos os alunos que participaram gostaram do lanche. No final sobrou algum leite e um pouco de bolo, mas foram distribuído por alunos do 5º e 6º anos.


Fonte: Alunos e professora encarregados da actividade.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A despedida da professora Goreti


A despedida da professora Goreti da escola do Baixo Barroso aconteceu no dia 14 de Janeiro (sexta-feira), a professora teve de se despedir de alunos e colegas pois terminou a licença de maternidade da professora Carla Cordeiro quem ela veio substituir.

Foi um dia triste para a professora Goreti, pois teve de se despedir dos colegas e alunos(as) da escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.
A professora teve de abandonar a escola devido ao fim da licença de maternidade da professora Carla Cordeiro.
Embora não volte á escola do Baixo Barroso ela gostou de dar aulas nesta escola, gostou de ser directora de turma do 8ºB e gostou também dos alunos e dos colegas.
A Professora Goreti para as expectativas do futuro afirma que é optimista e ainda não sabe para que escola vai, enquanto não sabe fica no fundo de desemprego.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Corta-mato na escola Escola Basica do Baixo Barroso


No passado dia 17 de Dezembro (sexta-feira) realizou-se na escola do Baixo Barroso uma prova de corta-mato.

No escalão Infantis A os vencedores foram Maria de Fátima do 5ºA na categoria feminina e Gil Azevedo do 5ºA na categoria masculina. No escalão Infantis B os premiados foram Liliana Fernandes do 5ºA na qualidade feminina e Jorge Pires na qualidade masculina. No escalão Iniciados os primeiros a chegar á meta foram Maria Teresa do 8ºA na categoria feminina e António Santos do 6ºB na categoria masculina. No escalão Juvenis os vencedores da prova foram Carina Magro do 9ºA na qualidade feminina e Carlos Silva do 7ºB na qualidade masculina. Nos Juniores os premiados foram Maria Magro do 12ºA na categoria feminina e José Pedro do 12ºA na categoria masculina.
Na prova de corta-mato participaram vários alunos, entre os quais alguns se sentiram mal e chegaram a vomitar e a desmaiar.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aproveitamento escolar do 8ºB no 1ºperiodo



O aproveitamento escolar do 1º período no 8ºB foi muito pouco proveitoso. Numa turma de 16 alunos existiram ao todo 51 negativas.

Na turma do 8ºB os resultados obtidos no final do 1ºperiodo foram pouco satisfatórios, pois só três alunas na turma não tiveram negativas no final do primeiro período.
Os maus resultados obtidos devem-se ao comportamento, á falta de concentração e falta de estudo.
Os melhores resultados obtidos foram de Beatriz Azevedo que no final do 1º período obteve os melhores resultados da turma também as alunas Ana Pereira e Florbela Carvalho não tiveram negativas . Todos os restantes alunos tiveram negativas.

Homem assalta residência e fere proprietária com uma arma branca



Um homem, com cerca de 30 anos, assaltou no dia 04/01/2011 (terça feira),pelas 9h30m, uma residência à mão armada, em Portela, Concelho de Boticas, feriu a proprietária, de seu nome Ana, com 68 anos de idade. O assaltante entrou na casa desta senhora ,que se encontrava sozinha, para furtar alguns objetos. A proprietária viu o assaltante de cara tapada, ferindo-a numa mão, sendo a intenção deste feri-la na cara ou no pescoço, com uma arma branca, de seguida trancou-a dentro do guarda fatos para evitar que a vítima pedisse ajuda. O assaltante permaneceu dentro da casa da vítima, cerca de 1 hora, onde roubou o que lhe apeteceu, voltando, inclusive ao local onde tinha deixado a vítima para lhe furtar um cordão e as argolas de ouro que tinha em sua posse. A senhora, conseguiu sair e foi de imediato pedir auxilio a um familiar próximo, que apresentou queixa na GNR de Boticas. A vítima teve que receber tratamento hospitalar no Hospital de Chaves, devido ao ferimento causado pelo assaltante na mão.
A GNR de Boticas deteve o assaltante, algumas horas depois, na posse de diversas peças em ouro, valores em dinheiro, uma caçadeira roubada e uma arma branca.Este irá ser presente em tribunal para prestar declarações e aguardar resultado da sentença.

Idosa assaltada e morta à pancada

Na passada Sexta-Feira (31 Dezembro de 2010), uma senhora de 70 anos foi assassinada, durante a noite. A vítima vivia na aldeia Lanheses pertencendo a freguesia de Viana do Castelo.

Não era a primeira vez que a senhora, Maria de Lurdes, tinha sido espancada e assaltada, mas sempre pelo mesmo indivíduo, de 41 anos. O alerta foi dado pelas 23 horas, depois de uma vizinha ter estranhado o facto do cão da proprietária estar sempre a ladrar. Um grupo de vizinhos que terá, entretando, chamado pela idosa, esperaram por a reposta da vítima, mas a senhora não deu resposta. Um elemento do grupo deu com a porta aberta e entrou em casa, encontrando a senhora Maria de Lurdes deitada no chão.
Logo o INEM foi chamado ao local e foi confirmado o óbito, a PJ (polícia judiciaria) conseguiu apurar que a vítima estava despida da cintura para baixo. Este facto levantou logo a suspeita de se ter registado a violação da mulher, que tinha sangue e ferimentos na cabeça. Segundo a PJ, “a idosa foi violentamente espancada com um pau, daí resultando diversos ferimentos que lhe causaram a morte".

GNR recuperou ouro que vale 13.500 euros

A GNR, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso que apreendeu no dia 24 de Dezembro em Braga e Vila Verde, objectos em ouro e prata que se diz ser no valor de sete mil euros.A apreensão dos objectos foi que houveram mais cinco buscas feitas em sítios comerciais que compram e vendem ouro.As diligências no passado dia 24 de Dezembro decorrem de inquéritos que o Núcleo de Investigação Criminal da Póvoa de Lanhoso tem em curso e que estão relacionados com mais de uma dezena de furtos e roubos nos últimos meses e em vários concelhos.
Em pouco mais de uma semana e em diferentes diligências, a GNR apreendeu em estabelecimentos comerciais localizados em Braga em Vila Verde, ouro e prata no valor de cerca de 13.500 euros.De acordo com o que foi possível apurar, os objectos em ouro e prata que, no passado dia 24 de Dezembro foram apreendidos, já foram devolvidos aos proprietários.Trata-se de objectos roubados no interior de residências e roubos, nos concelhos da Póvoa de Lanhoso, Amares, Terras de Bouro e Vieira do Minho.Os indivíduos que entregaram os objectos roubados naqueles estabelecimentos são os suspeitos da prática dos vários roubos. As diligências do passado dia 24 de Dezembro, que decorreram durante o dia, mobilizaram 22 militares de Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso.No âmbito desta investigação, já foram recuperadas duas viaturas roubadas e uma terceira que se dizia para apreensão à ordem do Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.

Montalegre apaga candeeiros nas aldeias para diminuir custos com iluminação pública


A Câmara Municipal de Montalegre decidiu apagar alguns candeeiros de iluminação pública nas aldeias do concelho para "adaptar as suas despesas às receitas agora reduzidas", declarou à Lusa o actual presidente da câmara, Fernando Rodrigues.
Introduzido no plano de austeridade da autarquia e "tendo em conta os cortes nas transferências do Governo e a diminuição de outras receitas" o concelho definiu apagar alguns candeeiros nas aldeias do concelho para "reduzir o consumo eléctrico na via pública", mencionou Fernando Rodrigues. Esta medida tomada pelo Presidente para diminuir a despesa no gasto da iluminação pública não é recente, dado que, em Julho a autarquia criou um plano de poupança e desligou 600 candeeiros na vila de Montalegre. Apesar deste corte na iluminação pública, o autarca adianta que "nas aldeias não vão ser desligados tantos candeeiros como na vila porque há becos e cantos que não podem ficar sem luz". Adicionando que "cada candeeiro aceso custa, aos cofres do município, 50 euros por ano”.
Desta maneira, todos os candeeiros e projectores fora das áreas residenciais, cemitérios, frentes das igrejas e outros edifícios serão apagados. Dentro das povoações, os candeeiros serão apagados de forma seguida e junto das casas permanecerá somente um candeeiro ligado e os restantes apagados. Nas áreas de movimentação de pessoas com casas espalhadas em cada três candeeiros são apagados dois, já nos largos das aldeias e adros das igrejas permanecerá unicamente os candeeiros imprescindíveis. "Havia alguns exageros e candeeiros onde não faziam falta", realçou Fernando Rodrigues. Agora, a Câmara desembolsa cerca de 500 mil euros por ano em luz pública, mas com esta decisão "vamos conseguir poupar mais de 100 mil euros anuais", frisou o Presidente.