quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Afogamento na Barragem da Caniçada

No dia dezassete de Outubro (Domingo), uma criança de quatro anos caiu à barragem da Caniçada por abrir uma janela do barco através do qual faziam um passeio. O pai tenta-a salvar mas acaba por morrer nas águas.
O acidente aconteceu por volta das 12h55, altura em que o pai da criança, chamado António, juntamente com a esposa e as duas filhas, de quatro e seis anos, dava um passeio de barco. A família tinha saído bem cedo de Viseu para se juntar a um grupo religioso, de cerca de vinte pessoas, pertencente à comunidade Taizé. Quando iam em viagem a menina Filipa, de quatro anos abre uma das janelas do barco, quando se desequilibrou e caiu na água. De imediato, o pai da criança ouve uns gritos e não hesitou em saltar do barco, para tentar resgatar a sua filha que tinha caído na albufeira da Caniçada, no Gerês.
A criança tentou a todo o custo manter-se à superfície da água, evitando afogar-se. O pai da criança que tinha trinta e três anos, ao saltar para a água não resistiu e morreu antes de conseguir salvar a sua filha. Um dos acompanhantes que era seu amigo, vendo que o pai da Filipa não a conseguiu salvar, acabou por ser ele a saltar para a água e resgatar a criança.
Na procura do corpo desaparecido do António, estiveram envolvidos quinze mergulhadores apoiados por três embarcações, das corporações de bombeiros de Esposende, Vizela, Fão, Fafe e Taipas (indicou a Protecção Civil de Braga à agencia Lusa). O responsável pelas operações de socorro no local, José Dias (comandante da corporação de Terras de Bouro), está a coordenar as buscas na zona do desaparecimento, na albufeira da Caniçada.
O corpo de António, residente de Sátão (Viseu), continuava desaparecido. Já a pequena menina foi transportada para o Hospital de São Marcos, em Braga, já a Filipa não sofreu ferimentos, mas encontrava-se em estado de choque.
" Foi horrível o que aconteceu. A menina está a sofrer muito”- afirmou um dos elementos da Protecção Civil.

Sem comentários: