quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Turistas desaparecidos no Gerês

No passado dia 4 de Outubro (Segunda-Feira), oito turistas dos quais uma criança e sete adultos, foram salvos pela Protecção Civil através do Helicóptero Kamov. Os caminhantes desapareceram, no Sábado na Peneda do Gerês devido ao mau tempo que se sucedeu.

No Sábado (2 de Outubro), os turistas faziam uma caminhada pela Serra do Gerês, começando o seu percurso por uma aldeia chamada Pitões das Júnias e acabando nas Minas dos Carris.
Como o caminho que dava às Minas dos Carris era muito estreito, deixaram as suas viaturas em Pitões. A meio da sua caminhada, foram interrompidos pelo mau tempo e, vendo uma gruta, entraram, e passaram assim uma difícil noite, apenas com cobertores para a sua protecção e pouco alimento. Na manhã seguinte, um dos caminhantes contactou os bombeiros voluntários de Salto, via telemóvel, pedindo socorro, indicando-lhes os seus números de telemóveis e as coordenadas GPS da sua localização.
Foram vinte e dois os bombeiros que tentaram os localizar, mas com a rigorosa tempestade, não os conseguiram encontrar, adiando as buscas. Os turistas ficaram 48 horas sem ajuda alguma mas, segundo Sílvio Magalhães, o segundo comandante dos Bombeiros de Salto mantiveram sempre contacto com os turistas e indicou que estes estiveram sempre bem.
Por volta das 10 horas na Segunda-feira, quando o tempo melhorou, o Helicóptero Kamov da Protecção Civil foi os resgatar, levando-os para o quartel dos Bombeiros de Salto, onde lhes deram uma refeição quente e roupas secas.
Por volta do 12h30, o Helicóptero voltou a Pitões das Júnias para levar os turistas de encontro as suas viaturas.

Sem comentários: