quinta-feira, 2 de junho de 2011

Campeonato Nacional de Trial 4x4




Realizou-se em Montalegre a terceira jornada do campeonato nacional de Trial 4x4. Este ano a equipa de Domingos Oliveira e Paulo Jorge conseguiu a vitória sem falhas num evento patrocinado pela autarquia e organizado por “Trepa Monte Clube TT Montalegre” e por “Trilhos do Nordeste Clube TT”.
O “Trepa Monte Clube TT Montalegre” organizou com a ajuda da Câmara Municipal de Montalegre, mais uma prova do campeonato nacional de Trial 4x4 que reuniu cerca de 20 equipas. Montalegre competiu a seguir a Santa Maria da Feira e Alenquer, e voltou a mostrar uma prova muito competitiva. Esta prova tem atraído cada vez mais adeptos e participantes.
O campeonato nacional de Trial 4x4 reuniu muitas pessoas junto à pista automóvel. Esta prova foi vencida pela dupla Domingos Oliveira e Paulo Jorge. A luta pelos restantes lugares do pódio esteve renhida. As equipas “Horticulas Team” e “Paljet” estiveram em segundo lugar, mas esse lugar ficou para a equipa “Fevinor S.A”, que estreou a sua nova Nissan Navara. Após muito lutar para o terceiro lugar do pódio a dupla de Luís Jorge e Nuno Passos, mesmo acabando a prova com o semi-eixo da Nissan partido consegui ganhar o último lugar do pódio. A quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial irá realizar-se no dia 26 de Junho de 2011 na região de Tábua.
Fonte: Site Câmara Municipal de Montalegre

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Passeio BTT no Baixo Barroso



Realizou-se no dia 29 de Maio de 2011 o BBTT(Baixo Barroso Todo o Terreno) na Escola do Baixo Barroso.






Os alunos do 12ºano realizaram o BBTT para a discipliana de Área de Projecto.


Os participantes sairam da escola ás 9:30h da manhã, seguiram pela Venda Nova, Padrões, Borralha de seguida entraram na escola da Borralha e foram ter aos correios, foram ás cruzinhas em Linharelhos, Lamalonga, Paredão, Éolicas, Vila da Ponte, Ormeche e regressaram de novo para escola, onde descansaram e almoçaram. Houve cerca de 17 desitencias por problemas na bicicleta e por cansaço.

Os lucros angariados foram dados para os Bombeiros Voluntários de Salto.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Procissão de Velas nas Minas da Borralha

No passado dia 29 de Maio (Domingo) decorreu nas Minas da Borralha a anual procissão de velas em honra da Nossa Senhora de Fátima.


Como já é habitual todos os anos, a procissão de velas de Nossa Senhora de Fátima nas Minas da Borralha começou por volta das 22 horas e terminou às 23 horas. O organizador do cortejo, Manuel da Silva, começou os preparativos por volta das 15 horas, juntamente com alguns habitantes da Borralha. A Florista que decorou o “andor” foi a Professora Isabel de Salto e quem fez a missa foi o Padre Martinho, o pároco de Ruivães.



Na procissão houve poucas pessoas em comparação ao ano anterior, mas foi uma celebração religiosa bonita e cheia de alegria.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Início do estágio do Curso CEF



Na passada Quarta -Feira, o Curso CEFiniciou o estágio no edifício dos bombeiros de Salto e Montalegre.


A turma CEF dividiu-se em 2 grupos,localizando-se assim um grupo Salto e outro em Montalegre.Cada um dos grupos localiza-se durante 15 dias em cada um dos edifícios, trocando depois a sua localização.

Apenas uma aluna não foi a estágio, alguns dos alunos que estão a frequentar o estágio estão determinados a seguir a profissão de bombeiro(a) , incluindo assim tambem alguns que não seguirão a profissão de bombeiro(a).

Passeio do Clube da Floresta a Celourico de Basto

Irá realizar-se um passeio do Clube da Floresta Esquilo Vermelho a Celourico de Basto.


Os elementos do Clube da Floresta Esquilo Vermelho irá sair da escola no dia 27 de Maio para um passeio em Celourico de Basto.

Eles irão sair da escola pelas 9:30h da manhã e está prevista a hora de chegada pelas 17:20h da tarde.

Os elementos irão ter de responder a um questionário acerca do percurso.

Irão também ver o trabalho de elementos de outros grupos do Clube da Floresta, uma das actividades realizadas vai ser assistir a um musical sobre a Floresta.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

XII Feira do Livro

Entre os dias 30 de Maio a 3 de Junho (segunda a sexta-feira), decorrerá no Pavilhão Multiusos de Montalegre, a XII Edição da Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica – Educação.


Uma vez mais é intenção deste evento «promover o desenvolvimento da leitura como uma prioridade promotora de desenvolvimento introduzido nos alunos do concelho». Várias actividades agendadas para consultar no programa anexo. Onde nesses dia vai ter a comparência dos alunos das escolas primarias e secundarias.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Concerto de música cultural

No dia 6 de Maio (sexta-feira) por volta das 21h realizou-se um concerto de fado e musica clássica No Centro Social e Paroquial de Cabril.

As 21h as 23h do dia 6 de Maio (sexta-feira) começou um concerto de musica cultural no Centro Social e Paroquial de Cabril com o objectivo de animar as pessoas residentes de cabril e também de outras terras próximas. Nesse concerto houve fado e música clássica o senhor Victor Almeida e Silva residente em Aveiro cantou fado e a senhora Ana Isabel e o senhor César residentes e Vila Nova de Famalicão cantaram música clássica. O valor de cada bilhete era cinco euros.

Jogo de voleibol em Celorico de Basto






No passado dia 18 de Maio (Quarta- feira), a equipa de voleibol do Baixo Barroso deslocou-se a Celorico de Basto para um jogo de voleibol.
A equipa saiu da escola por volta das 9 horas e 30 minutos de autocarro. As equipas que participaram no jogo foram a equipa do Baixo Barroso, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Celorico de Basto e Arco de Baúlhe. O jogo deu inicio por volta das 10 horas. A equipa do Baixo Barroso venceu a equipa de Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Arco de Baúlhe e perdeu contra Celorico de Basto.
A equipa do Baixo Barroso foi acompanhada por Carina Magro do 9ºA, Elisa Carvalho, Luís Pereira e Maria Magro do 12ºA e também a professora de educação física, Maria das Dores.
Fonte: Luís Pereira 12ºA

Hoteis e restaurantes esgotaram na sexta feira 13 em Montalegre

A Vila de Montalegre (Concelho), "Capital do Mistério",pertencente ao Distrito de Vila Real, recebeu na única sexta-feira 13 do ano de 2011,com inicio a partir das 22 horas.


A Vila de Montalegre estava com lotação esgotada no que tem em conta a restaurantes e hotéis e com reservas já existentes para 2012.
Este ano, referiu o organizador David Teixeira, existem 40 restaurantes do concelho aderentes à Noite das Bruxas e estão "todos esgotados", assim como os hotéis de Montalegre e da região do Alto Tâmega.
Montalegre só volta a ficar assombrada em 2012, e, lembrou David Teixeira, provavelmente "em tons de branco" porque será a 13 de Janeiro, sendo ainda mais atrativo, pois neste mês, costumam estas paisagens estarem cobertas de neve.
Segundo o presidente da Câmara, Fernando Rodrigues, investir na Noite das Bruxas é investir na promoção turística do concelho.
Além da receita imediata, a Noite das Bruxas causa um impacto a "médio e longo prazo" porque projecta Montalegre no mapa.
Mas, na Noite das Bruxas os produtores locais também "ficam a ganhar" porque têm um espaço próprio para expor e vender os seus produtos.
A continuidade desta tradição, é, e vai continuar a ser uma mais valia para este Concelho, que está a ser cada vez mais visitado por gente de vários locais e países vizinhos.

"BBTT"

No próximo dia 29 de Maio (Domingo), irá decorrer o BBTT (Baixo Barroso Todo Terreno), que consiste num passeio de bicicleta pelo Barroso, organizado pelos alunos do 12º ano da nossa escola, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Os interessados em participar podem inscrever-se junto dos alunos do 12º ano. O custo da inscrição é de 10 euros. Quem tiver menos de 16 anos, terá de apresentar uma autorização assinada pelo encarregado de educação.

O Passeio começa de manhã e sem hora de chegada prevista. A Escola Básica e Secundária do B. B. facultou o almoço a todos os participantes e ainda disponibilizou os balneários.

O percurso terá cerca de 55 km e será o seguinte: Venda Nova – Padrões – Borralha - Lamalonga – Cambedo – Nogueiró – Cruz da Estrada – Alto de Ladrugães – Vila da Ponte – Ormeche – Pondras – Codeçoso – Venda Nova. Os participantes irão almoçar na nossa escola, para isso terão de pagar mais 5 euros.
Muitos alunos, professores e até atletas profissionais irão participar nesta actividade criada pelos alunos do 12º ano.

Ao longo do percurso vão estar os Bombeiros que auxiliarão os candidatos. Haverá ainda oferta de prémios aos vencedores que serão entregues na escola. Segundo os organizadores “correu tudo conforme as expectativas e houve 28 inscrições”.


Para mais informações consulte o site http://bttnobarroso.blogspot.com/.

Fonte: Alunos do 12º ano

Visita a Braga



No passado dia 11 de Maio (Quarta-feira), os alunos dos 7º e 9º ano, acompanhados pelas professoras Rosália Ruas, Cristina Ramos e Mónica Vieira realizaram uma visita de estudo a Braga, para visitar o Museu da Imagem (9ºano) e a Sé de Braga (7ºano), para porem em prática conhecimentos adquiridos nas aulas.
Os alunos saíram da nossa escola às 9 e 30h. Às 11h, os alunos do 9º ano visitaram o Museu da Imagem e os alunos do 7º ano visitaram a Sé de Braga. Às 13h, almoçaram no Braga Parque. De seguida, às 14h, foram ver o filme “Velocidade Furiosa 5”. Depois, às 16 e 30h, iniciaram a viagem de regresso à escola. Chegaram à nossa escola às 17 e 30h.
Os objectivos desta visita de estudo eram proporcionar situações de fruição e reflexão em ambientes estimulantes, fora da rotina da sala de aula, potenciar o conhecimento adquirido nas aulas dando-lhe sentido, despertar a curiosidade dos alunos pelo conhecimento histórico do passado, sensibilizar os alunos para a conservação e preservação do património histórico-cultural e promover a sociabilidade entre alunos/professores.

Fonte: alunos do 7º B

terça-feira, 17 de maio de 2011

Europeu Ralicross 2011 – Desfile de Países

Na passada terça-feira (17 de Maio de 2011), Montalegre comemora o desfile de nações, enquadrada no ralicross.
Neste ano o desfile foi menor que os dos anos anteriores, mas voltou a mostrar muita alegria e divertimento aos espectadores. A cerimónia foi muito aplaudida pelo público, e voltou a ser um dos momentos mais esperados da prova europeia de ralicross 2011. Uma das estrela mais aplaudidas, foi a americana Tanner Foust, que foi a grande vencedor numa das provas.




Fonte: Site Oficial de Montalegre

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Preparação para a sexta-feira 13 em Montalegre



Sexta-feira dia 13 de Maio vai acontecer de novo como todos os anos o dia das Bruxas em Montalegre.

Está a ser preparada uma peça teatral no qual estão envolvidas 150 pessoas.
Como todos os anos o Castelo será enfeitado com bruxas e imagens relacionadas com o tema, projectadas nas paredes.
As pessoas andarão vestidas de bruxas, haverá tendas e alguns rituais.
Os cafés estarão todos decorados a ver com o dia das bruxas.
Como todos os anos irá realizar-se também um desfile.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita de estudo





No próximo dia 6 de Maio (Sexta-feira), irá decorrer uma visita de estudo ao porto de Leixões e ao Museu do Carro Eléctrico, na qual participarão os alunos do 8ºA, 8ºB,do 10º e 11º anos de letras. Serão acompanhados pelas professoras Alice Costa, Isabel Gouveia, Cristina Ramos e Carla Cordeiro. A mesma tem como objectivo principal que os alunos ponham em prática conhecimentos adquiridos nas disciplinas de História e Geografia.
Os alunos irão sair da escola às 9 horas e irão deslocar-se para o Porto. À chegada vai ser realizada uma visita guiada ao Museu do Carro Eléctrico com uma viagem neste meio de transporte. Às 13:00h os alunos irão reunir-se junto à foz – Matosinhos - para um piquenique. Das 14:00 às 15:30h irá realizar-se uma visita guiada ao Porto de Leixões. A hora marcada para a chegada à escola está prevista para as 17:30h.
Com esta visita de estudo pretende-se que os alunos fiquem a conhecer as características de alguns meios de transporte e a sua evolução no tempo, promovam a sociabilidade entre alunos/professores, contactem com diferentes modos de transporte, reconheçam a importância dos transportes, sensibilizem para a preservação do património histórico-cultural, despertem a curiosidade pelo conhecimento histórico do passado e seja potenciado o conhecimento adquirido nas aulas.

Fonte: Profª Isabel Gouveia

Baixo Barroso joga em Chaves

No passado dia 4 de Maio (Quarta-Feira), a equipa de volei do Baixo Barroso foi jogar a uma escola de Chaves.

A equipa de volei saiu da escola por volta das 13 horas e deslocou-se de autocarro. O 1ºjogo iniciou por volta das 15 horas, a equipa perdeu os 3 sets. A equipa de volei foi acompanhada por Elisa, Maria Magro e Luís Pereira, alunos do 12º ano, e também a professora de educação física, Maria das Dores.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Temporada de Ralicross em Montalegre

No Passado Domingo (1 de Maio) a temporada do Ralicross nacional começou em Montalegre. Começou e terminou com corridas bastante competitivas, onde houve grande espectáculo.




Nesse dia, apesar de momentos agradáveis, o número de participantes foi abaixo das expectativas. Para além disso, a esperada participação do corredor Miguel Abrantes acabou por ser um fracasso, com grande desistência por parte dele. Na Divisão 1, quem venceu foi Pedro Matos, com o carro Xsara. E em segundo lugar, esteve Joaquim Santos, que teve problemas ao longo da corrida mas consegui um bom lugar na grelha. Na Divisão 2, a vitória foi de Paulo Reis, com um Renault Clio. Acabando Nuno Ralha em 2º lugar, e em 3º lugar Cátia Sirgado. Na Divisão 5, a Taça de Ralicross foi oferecida a António Matias. Por fim o Troféu de Iniciação (jovens dos 13-15 anos), foi entregue a Rafael Lobato que competiu num Toyota Strarlet. Já Bernardo Maia, com um Citroën AX, ficou em 2º lugar, e em 3º lugar ficou Ivo Martins, que se estreou com um Opel Corsa.




Fonte: Site Oficial do Jornal de Notícias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Queima do Judas em Montalegre






Voltou a decorrer na vila de Montalegre a tradicional “Queima do Judas”, este evento foi promovido pela Câmara Municipal de Montalegre. O desfile contou com mais de 20 judas, cujo seu ponto alto foi a concentração à volta do castelo.
A Câmara Municipal de Montalegre voltou este ano a organizar o concurso “Queima do Judas”, este concurso foi aberto a todas as pessoas. Em nome do organizador, Orlando Alves, senador da cultura do Município de Montalegre, distinguiu o envolvimento da população numa das tradições de Barroso. “É uma actividade da Câmara que tem um carácter sazonal. Na tradição popular, é a forma do povo exorcizar os males, os diabretes, que existem em cada um de nós, e os judas que, infelizmente, povoam a sociedade. Por detrás de tudo isto, há uma lição moral a reter. Todos temos a ganhar se nos dermos bem uns com os outros e se formos cordatos, educados e mais sociáveis uns para com os outros”, disse Orlando Alves. De acordo com o organizador este concurso teve como principal objectivo ser a eventualidade de vermos a comunidade a participar nesta actividade. De ver os jovens e os mais crescidos a participar nesta actividade, fazendo com que seja uma actividade cheia de alegria e de cor. Disse também que valeu a pena ir à rua assistir à famosa “Queima dos Judas” e bater palmas ao esplêndido trabalho destas associações, que os bairros e os jovens da nossa assembleia produziram.
Fonte: Site Oficial da Câmara Municipal de Montalegre

Notas do 8ºB no segundo período

No 2º período escolar a turma do 8ºB em relação ao 1º período conseguiu superar algumas negativas.

A turma do 8ºB apesar de ter levantado algumas negativas conseguiu mesmo assim diminui-las em relação ao 1º período. Houve alunos(as) que mais se destacaram, como Beatriz Azevedo que teve 5 a todas as disciplinas excepto a Educação Fisica, também o Diogo André se destacou em relação a outros alunos(as). As alunas Ana Pereira, Cátia Santos e Florbela Carvalho também conseguiram não tirar nenhuma negativa, os restantes alunos tiraram todos uma ou mais do que uma negativa.

Festa de Páscoa



No passado dia 8 de Abril (Sexta-feira), realizou-se na nossa escola a Festa de Páscoa, em que professores e alunos participaram.
Da parte da manhã decorreram as aulas normalmente. Após o intervalo do almoço, os alunos foram às salas de aula fazer a chamada, para de seguida participarem num peddypaper. Os alunos que não participaram nas actividades ficaram na sala 9.
Realizaram-se também jogos de basquetebol inter-turmas. No final da tarde, realizou-se a já tradicional mesa de Páscoa, para a qual todos os alunos contribuíram.

A conservação de Mourela

Na próxima tarde de (29 de Abril de 2011) irá realizar-se ,no auditório do Multiusos em Montalegre, o seminário de encerramento do projecto "A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no planalto da Mourela", em que as portas estarão abertas ao público.

Já no ano passado o projecto tinha sido apresentado e consiste numa acção promovida pela ADERE (Associação de Desenvolvimento do Parque Nacional da Peneda do Gerês) e com o contributo da Câmara Municipal de Montalegre.
Este ano, no auditório municipal de Montalegre, este projecto que tem por objectivo dar a conhecer às pessoas o trabalho realizado nas florestas abandonadas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Visita de Estudo


No passado dia 31 de Março (Quinta-feira), os alunos do 9ºA e 9ºB foram ao Porto, visitar a Casa da Música e o Museu Serralves, acompanhados pelas professoras Susana Sousa e Rosália Ruas, para conhecer estas duas instituições. Os alunos saíram da nossa escola às 8:30h e regressaram às 18:30h. Conheceram os dois lugares ao pormenor e admiraram os jardins do Museu Serralves. O Museu tem como propósitos essenciais a constituição de uma colecção representativa da arte contemporânea portuguesa e internacional e a apresentação de um plano de exposições transitórias. A Casa da Música foi criada para assinalar o ano festivo de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura. É o primeiro edifício construído em Portugal unicamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação. “Aconselho todas as pessoas que ainda não conhecem estes dois locais a visitarem-nos”, disse a aluna Susana Costa, do 9ºA.

Feira dos minerais

No passado dia 28 de Maio (Segunda-feira) organizou-se uma feira de minerais que ira decorrer até ao dia 8 de Abril (Sexta-feira) com o objectivo de angariar fundos para comprar materiais para o laboratório de ciências.

No dia 28 de Maio (segunda-feira) o grupo de Biologia e Geologia do departamento de ciências experimentais do Baixo Barroso que corresponde às Prof. Mónica Vieira e Prof. Cármen organizaram uma feira de minerais que se irá prolongar até ao dia 8 de Abril (Sexta-feira). Foi a Geotejo que deu os materiais para venda após o grupo ter contactado, a feira foi organizada como forma de mostrar a utilização ornamental dos recursos minerais e com o dinheiro angariado pela venda dos produtos vão adquirir material escolar para o laboratório de ciências. Esta actividade pertenceu ao plano anual de actividades. Segundo a Prof. Mónica: Está a causar muito interesse a todos os alunos cumprindo assim com o objectivo.


Fonte: Prof. Mónica Vieira

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Festa da Páscoa na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso

Vai realizar-se na sexta-feira, dia 8 de Abril, a festa da Páscoa da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, que está a ser organizada pela turma do 11ºA.


A turma do 11ºano está a organizar o Peddy-Papper e a mesa de Páscoa. Esta festa será também constituída por um torneio de basquetebol, organizado pelos professores de Educação Física, e por uma celebração Pascal. As mesas da Páscoa, que já é habitual ser elaborada nesta festa, vai ser composta pelos alimentos com que os alunos de todas as turmas contribuem. Da parte da manhã decorrerão aulas normais, sendo as actividades realizadas apenas na tarde de sexta-feira. Foi informado que, todos os alunos que não participem nas actividades propostas, terão aulas normais.

Dia 1 de Abril no Baixo Barroso

No passado dia 1 de Abril 2011 (sexta-feira), comemorou-se o dia das mentiras, tradicional em todas as aldeias, na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

No anual dia das mentiras, nas aldeias do Barroso há muita alegria e festa. Na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso também se festejou este dia, em que houveram várias mentiras ditas por alunos e professores. No 8ºB, a melhor partida foi feita à professora de Ciências Naturais, Mónica Vieira, em que a fizeram acreditar que a funcionária Rosa tinha chamado por ela senão levava os alunos para o Conselho Executivo. A professora assustada dirigiu-se ao PBX para perguntar o que é que se passava, até que descobriu que tinha sido uma partida. Foi um dia divertido e os alunos esperam que seja assim todos os anos.


Fonte: Alunos da Turma 8ºB

quinta-feira, 31 de março de 2011

Apresentação do livro “Alto Relevo”


No passado dia 26 de Março (Sábado), realizou-se no Centro Social e Paroquial de Cabril às 21 horas, a apresentação do livro “Alto Relevo”, do escritor Flávio Monte.


Flávio Monte, pseudónimo de Luís Costa, é um escritor nascido em Montalegre. É professor na EB2/3 de Real, em Braga e este livro é a sua terceira publicação. O autor apresentou o livro e deu a sua opinião sobre a desertificação das aldeias, em particular as aldeias transmontanas. A acompanhá-lo, com a leitura bastante expressiva de algumas partes do livro, esteve um seu colega, professor na mesma escola. Os seus livros falam do passado transmontano, das suas gentes e da emigração. No final da apresentação, foi aberto o diálogo ao público presente e, de um modo geral, todos os intervenientes mostraram a sua tristeza e preocupação pelo facto das aldeias tenderem a ficar desertas. À saída estavam expostos os três livros do autor para quem os quisesse adquirir.

Euro milhões foi registado, tabacaria juviduque, deu o prémio vencedor


Um apostador em Portugal e outro na Bélgica vão dividir o maior prémio de sempre do Euromilhões, no valor aproximado de 133 milhões de euros.


O boletim português com os números vencedores do Euromilhões foi registado em Chaves, na Tabacaria Juviduque. Quanto ao vencedor do maior prémio de sempre do Euromilhões, o proprietário da Juviduque disse que não sabe quem é. O proprietário diz apenas que teve no dia 26 de Março de 2011, logo de manhã um telefonema da Santa Casa Da Misericórdia, a dizer que foi na sua agência registado o boletim vencedor, no valor de 66 milhões de euros, mas desconhece por enquanto a identidade do totalista.

Sexta- Feira 13 em Montalegre

No passado dia 24 de Março (Quinta-Feira), foi anexado na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso um projecto de grupo sobre a Sexta- Feira 13 em Montalegre.

A escola de Montalegre organizou um projecto na sequência do dia das Bruxas, este projecto consiste num concurso entre bruxas, monstros e olharapos.

Este projecto terá de conter trinta elementos, terá votos entre júri e os resultados sairão no dia 9 de Abril (Sábado).

Visita de estudo do CEF

No passado dia 29 de Março (Quarta -Feira) a turma do CEF realizou uma visita de estudo, onde foram ver a barragem de Alto Lindoso.

Nessa visita foram ainda alguns professores, nomeadamente a professora Susana, Carla Cordeiro, Isabel Gouveia e ainda o professor Joaquim, que acompanharam os alunos e lhe explicaram o que eles iam ver. Os alunos e professores saíram da escola às 9:30 h e chegaram ao Braga Parque pelas 10:30h, onde permaneceram para almoçar, até à saída às 12:00 h. De seguida dirigiram-se para o local planeado da visita. Na Barragem de Lindoso observaram o modo de produção de energia e o seu funcionamento.

Para os alunos a viagem foi interessante porque aprenderam novas informações sobre as Barragens.

Fonte: Alunos do CEF

quinta-feira, 24 de março de 2011

Semana da Leitura


Na semana de 20 a 26 de Março, decorre na nossa escola a Semana da Leitura, com várias actividades para os alunos do 2º e 3º ciclos, tendo estas como objectivo principal despertar o prazer da leitura.
Durante esta semana, irão realizar-se várias palestras, sessões de leitura e outras actividades, para que os alunos ganhem o gosto de ler e aprendam que a leitura é algo muito enriquecedor e uma boa ocupação para os tempos livres. No desenvolvimento destas actividades, podemos até adoptar o lema do Plano Nacional de Leitura: “Ler mais, ler melhor”.

Palestra no Baixo Barroso

No dia 24 de Março (Quinta-feira) realizou-se uma palestra acerca de voluntariado na escola do Baixo Barroso.
A palestra foi apresentada por alguns membros da Cruz Vermelha Portuguesa, dos Bombeiros Voluntários de Salto (Hernâni Carvalho e Sílvio Magalhães), falaram também duas Enfermeiras da Cruz Vermelha.
Estes elementos que realizaram a palestra disseram que os jovens deveriam se voluntariar para os Bombeiros ou para a Cruz Vermelha por decisão própria não porque são obrigados.
Alertaram também que quem se voluntaria-se não iria ser pago mas só pelo prazer de ajudar alguém e sentir-se útil já ia valer a pena.
Esta palestra realizou-se para alertar os jovens que podem mudar o Mundo com o seu pequeno contributo.

Palestra na Escola do Baixo Barroso

No passado dia 21 de Março de 2011 (Segunda-feira), celebrou-se na escola Básica e Secundária do Baixo Barroso o Dia mundial da Árvore e, por isso, realizou-se uma palestra.
Esta palestra teve a presença do professor Domingos, engenheiro Florestal e professor na Universidade de Trás-os-Montes. O senhor foi convidado pela professora da biblioteca, Maria João, e veio falar da importância de uma floresta, de como tratar dela e, também relatou as várias tarefas desempenhadas pelos engenheiros florestais.
O convívio entre os professores e alunos decorreu na sala nove da escola, e nomeadamente às duas e meia da tarde participaram os alunos do CEF e dos 8ºanos, que fizeram as suas perguntas, esclareceram as suas dúvidas e interviram correctamente.
A palestra acabou às três e meia da tarde e os alunos gostaram da actividade.
Fonte: Alunos que participaram na actividade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Planetário na escola


Nos passados dias 10 e 11 de Março (Quinta e Sexta-feira), esteve presente na nossa escola, na sala de convívio, o Planetário. Esta actividade foi dirigida por Vasco Oliveira e organizada pelo Departamento de Ciências da nossa escola. O Planetário faz parte do Plano Anual de Actividades da escola e tem como objectivo transmitir conhecimentos aos alunos sobre estrelas e constelações.
Dentro de uma esfera de plástico, deram-se a conhecer os segredos das estrelas e constelações. Os alunos aprenderam a localizar a Estrela Polar, que indica sempre o Norte. Aprenderam também a influência das constelações nos signos. Por exemplo, no mês de Fevereiro, o eixo de rotação da Terra aponta para a constelação de Aquário.
Pelas reacções dos alunos pode-se dizer que foi uma actividade do agrado dos mesmos.

Praça da Alegria em Cabril


No passado dia 16 de Março (Quarta-feira), o programa da RTP, Praça da Alegria esteve no parque de campismo de Cabril.
A transmição em directo para os estúdios do Porto iniciou por volta das 1o horas. Ao longo da transmição, ouviu-se o Carlos Ferreira, da aldeia de Xertelo- Cabril, Bruno Pinto da aldeia da Vila- Cabril, Fábio Lopes da aldeia do Sudro- Vieira do Minho e Vítor Geadas da aldeia de São Ane- Cabril a tocarem concertina e também a cantar, e também, Óscar Afonso da aldeia de Fafião- Cabril a tocar tambor. Durante a manhã de transmição a senhora Cidália Marques da aldeia de Pincães- Cabril vendia compotas caseiras. A Praça da Alegria contou com a presençam da escola EB1 de Cabril e com o Jardim de Infância de Cabril.
O programa Praça da Alegria é uma produção da RTP que é emitido diaramente a partir de um estúdio do Porto. Este programa aposta em manhãs divertidas, cheias de informação e dicas sobre saúde, moda, culinária, estética, jardinagem e decoração da casa.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Militar desaparece no Rio Tâmega

Na madrugada do dia 16 de Março de 2011 (Quarta-feira), um militar de 20 anos desapareceu no Rio Tâmega ao desequilibrar-se, e ainda não foi encontrado.
O jovem militar natural de Pinhal Novo, tinha saído com cerca de oito colegas para se divertir. Já de madrugada, o grupo desloca-se até à margem do Rio Tâmega e tenta atravessar o rio através das pedras submersas existentes nele, mas desiquilibra-se e caí. Como não sabia nadar, dois dos seus colegas tentam-o salvar mas como a corrente do rio era demasiado forte não o conseguiram agarrar. Estes dois companheiros, por apresentarem sintomas de hipotermia, foram para o Hospital Distrital de Chaves, mas “conseguiram ter alta”, segundo uma fonte do Hospital.
O alerta do acidente foi dado pelos colegas do militar por volta das 12h35 da noite. As buscas do corpo iniciaram-se próximo da 1h30 da madrugada pelos Bombeiros da Salvação Pública de Chaves. Apesar destes, acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Vidago, a Associação Flaviense de Bombeiros, Equipas de mergulhadores dos voluntários da Régua e da Cruz Branca de Vila Real, os serviços municipais de Protecção Civil de Chaves e militares do Regimento de Infantaria 19.
Foram cinquenta elementos, 11 viaturas local e dois barcos que se deslocaram para o Rio Tâmega procurando sinal do corpo do jovem.
Apesar da pouca profundidade do rio, cerca de 3 metros, o corpo do militar ainda não foi encontrado e os seus colegas encontram-se em estado de choque, segundo o Coronel Megre Barbosa, do RI19.

Fonte: Site do Jornal Público

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval em Ruivães


No passado dia 6 de Março (Domingo), festejou-se na localidade de Ruivães - Vieira do Minho o Carnaval, com a organização da ASPOCAGE, Grupo de Cantares dos Reis e Comissão de Festas desta aldeia com o objectivo de manter viva esta tradição e animar um pouco a população.
Os participantes mascararam-se na casa de um dos elementos da ASPOCAGE e desfilaram até ao largo da aldeia, acompanhados pelo som dos tramboleiros da aldeia de Zebral e do carro alegórico que transportava o “SRº Entrudo”. No referido largo foi lido o testamento do Entrudo, no qual estava escrito aquilo que ele deixava a alguns elementos da comunidade para poder morrer em paz.
Para matar a fome e a sede aos foliões, as festeiras montaram uma tasca onde serviam bebidas, crepes feitos na hora e outros petiscos. Esta actividade, como é de depreender, foi organizada com o objectivo de angariar fundos para as festas 2011.
A alegria e diversão foram o principal elemento deste dia.

Entrudo em Cabril


No passado dia 8 de Março (Terça-feira),a tradição do desfile de Carnaval pelas aldeias voltou a reperti-se, mas este ano teve a presença da equipa de reportagem da TV Barroso.
Realizou-se uma peça de teatro que estava prevista para as 14 horas e só se iniciou ás 15 horas. A peça de teatro contou com muitos aplausos, garagalhadas e ajuda do público.
No fim da peça de teatro iniou-se o tradicional desfile pelas aldeias da Vila, de Cavalos, de Chãos e de S.ane. Á frente do desfile ía um burro e dois bodes que iam a puxar os bonecos do entrudo e bombos e concertinas. Ao terminar o desfile pelas aldeias, realizou-se na aldeia da Vila o concurso de máscaras, onde os melhores ganharam uma medalha. Este ano o primeiro lugar foi para Heldér Sousa da aldeia da Vila, o segundo lugar foi para Luís Gonçalves da aldeia de Pincães e o terceiro prémio foi para David Oliveira da aldeia da Vila.
Como é costume á noite, realizou-se a chamada "Queima do entrudo", onde queimaram os bonecos do entrudo que durante o dia foram puxados pelo burro e pelos bodes.
Este foi mais um Entrudo em Cabril, cheio de animação e espera-se que para o ano haja mais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrudo 2011 em Cabril



Freguesia de Cabril deixa as suas casas para festejarem o carnaval em comum.


A população da freguesia de Cabril, Concelho de Montalegre deixou as suas casas e foram para a rua festejar o Carnaval.
Com a ajuda da câmara municipal realizou-se um dia com muitas actividades uma delas sendo uma peça de teatro “ Pranto de Maria Parda” que foi realizada por alguns elementos da companhia Filandorra.
Muita gente preencheu o largo da aldeia principalmente os idosos do centro social e Paroquial de Cabril que tão sedo não esquecerão uma tarde muito divertida.
Realizou-se também um desfile, um baile de caretos e uma entrega de prémios.

GNR promove campanha “Brincar ao Carnaval em segurança”

Na passada semana, dia 4 a 11 de Março de 2011, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real vai promover acções de sensibilização às escolas e ao geral da população, sobre os perigos da utilização não legal das “bombas de carnaval”, detendo assim toda e qualquer actividade proibida.
Todos os anos, a utilização das "bombas de carnaval" e dos "estalinhos" causam graves acidentes, com destaque para traumatismos, cortes e queimaduras nas mãos e nas pernas, sobretudo nas crianças entre os 10 e os 16 anos.
A GNR informa que estes materiais são legalmente considerados explosivos, e para a sua venda é necessária uma licença “Carta de Estanqueiro”.
A GNR está a tentar que a compra de acessórios carnavalescos considerados perigosos, tais como "estalinhos", "bombas de mau cheiro", "pós de comichão" ou "de espirrar" e outros adereços que não sejam legais, acabe ou diminui-a. Por isso é preciso estar atento à compra dos brinquedos utilizados no carnaval que, em alguns casos, podem ser considerados como crime de detenção de arma ilegal.

Fonte: Jornal de noticias de Montalegre

quinta-feira, 3 de março de 2011

Corta-mato em Chaves



No passado dia 23 de Fevereiro (quarta-feira), alguns alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram representar a escola numa prova de corta-mato que se realizou em Chaves.
Os alunos que foram a Chaves representar a escola saíram por volta das 9 horas e 30 minutos e deslocaram-se de autocarro até lá. Entre os participantes houve um primeiro lugar no escalão Juvenis na categoria masculina o lugar de Carlos Tomás do 7ºB que ficou classificado para a prova nacional que decorrerá em Lisboa. O Carlos Tomás não foi o único a ganhar prémios, os outros participantes da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso também trouxeram prémios de colectivo para a escola. Participaram diversos alunos na prova do corta-mato.

Cabreira ConVida


No passado dia 25 de Fevereiro (Sexta-feira), mais de quinhentos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Vieira do Minho foram à Serra da Cabreira realizar uma das actividades incluídas no projecto “Cabreira ConVida”.
Nesta actividade participaram alunos, pessoal docente e não docente das 13 escolas que fazem parte do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e ainda alguns elementos de juntas de freguesia, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Bombeiros Voluntários, GNR, Polícia Municipal e Sapadores Florestais.
O projecto atrás referenciado pretende ajudar a reflorestar áreas ardidas da Serra da Cabreira. As actividades programadas neste projecto têm, segundo a opinião de Senhorinha Silva, professora na EB1 de Ruivães, uma importância máxima pois, “para além de permitirem às crianças um conhecimento mais profundo da serra, também as sensibiliza para a defesa do meio ambiente.”
No início do próximo ano lectivo, os alunos voltarão à Serra da Cabreira para observar o crescimento das 1200 árvores que plantaram.
Para além desta actividade os alunos tiveram ainda oportunidade de realizar um peddy-paper, degustar um bom piquenique (almoço) ao ar livre, assistir à leitura de um conto e ainda cantar algumas canções sobre a floresta e sua defesa, ensaiadas pelos docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval no Baixo Barroso

No dia 4 de Março (Sexta-Feira), irá-se realizar uma festa de Carnaval na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, que contará com a participação dos alunos e professores, no âmbito de festejar o dia do Carnaval.

Essa festa está a ser organizada pela turma do 10º ano e um aluno do 12ºano, Pedro Veras. Nesse dia, haverá aulas normais toda a manhã e à tarde, após a chamada na sala de aula realizar-se-ão as actividades de carnaval que se iniciam às 14:40 com o desfile de carnaval, onde os alunos irão vestidos com trajes relacionados com o tema: “Lendas e Tradições do Barroso”. Mais tarde, por volta das 16:00, os alunos do C.E.F irão representar uma peça de teatro. Às 16:20 há entrega de prémios e, por fim, um jogo de Futebol entre professores e alunos no campo da Escola.
Estas actividades foram seleccionadas pelos organizadores da festa, e a maioria vão se realizar na Sala de Convívio, incluindo o desfile, em que alguns alunos convidaram nomeadamente os seu Directores de Turma para se mascararem e desfilarem também com eles. Caso os alunos não quisessem desfilar ou participar nestas actividades, iriam para a Biblioteca Escolar elaborar um trabalho sobre o Dia de Carnaval, mas como foi previsto, 90% das turmas inscreveram-se.
Se tudo correr na perspectiva vai ser um grande festejo, com muita alegria e animação, afirmam os organizadores da festa.

Fonte: Organizadores da Festa de Carnaval na escola.

CORTES NA ILUMINAÇÃO NO CONCELHO DE MONTALEGRE


No dia 27 de Fevereiro (domingo) o município de Montalegre decidiu fazer cortes na
iluminação pública
nas aldeias do concelho de Montalegre.
O concelho decidiu fazer cortes na luz para uma redução nas despesas de energia electrica, com esta decisão já se fez sentir, resultados positivos, no orçamento das despesas da Câmara Municipal de Montalegre, adiantou à Lusa o presidente da câmara, Fernando Rodrigues.
Esta medida tomada pelo executivo para reduzir os custos no consumo da iluminação pública não é nova, dado que, em julho a autarquia criou um plano de poupança e desligou 600 candeeiros na vila de Montalegre.
Aqui neste concelho já começaram a ser usadas as medidas de austeridade, como aconselhou o Primeiro Ministro José Sócrates.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bombas de mau cheiro no Baixo Barroso

No dia 11 de Fevereiro (sexta-feira) foram lançadas bombas de mau cheiro na escola do Baixo Barroso.

As bombas de mau cheiro foram lançadas a 11 de fevereiro e incomodaram todos os alunos, professores e funcionários.
Foram revistados alguns alunos mas não foram encontradas provas que acusassem o culpado.
Os professores esperam que esta brincadeira desagradável não se repita e os alunos que quizerem fazer este tipo de brincadeiras o fassam fora do estabelicemento escolar.

Acção de Sensibilização na Escola


No passado dia 16 de Fevereiro (Quarta-feira) realizou-se uma Acção de Sensibilização para o Uso de Armas na Escola, dirigida pelo Sargento da GNR do posto territorial da Venda Nova com a participação dos professores e funcionários, na sala 9 da nossa escola.
Esta palestra foi realizada com o propósito de prevenir os acidentes com armas nas escolas. O orientador desta acção chamou a atenção dos presentes para que se um aluno mudar repentinamente de comportamento e se mostrar revoltado, devem desconfiar e estar atentos, pois é um indício de que o mesmo poderá causar distúrbios na escola. Deu também a conhecer outras medidas para que os formandos possam agir de uma forma preventiva. Estas medidas têm como objectivo evitar incidentes deste tipo, que poderão ter um desfecho trágico e perturbar o normal funcionamento da escola.

Concertinas no Baixo Barroso


No dia 11 de Fevereiro (Sexta-feira) os alunos Manuel Silva e Tiago Landeira, alunos do curso profissionalional realizaram uma desgarrada de concertinas na Escola básica e secundária do Baixo Barroso.

Os alunos tiveram a ideia de fazer uma desgarrada de concertinas incluindo um prato e um bombo tocado pelo aluno Zé Manuel, esta acção desenvolveu-se por volta da hora do almoço estes alunos também incluíram um gorro na brincadeira e inclusive os professores deitaram-lhes dinheiro. Esta actividade realizada por estes alunos do curso profissional apresentava ser uma animação escolar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Saúde no Trabalho entra em acção na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso

No Passado dia 17 de Fevereiro (quinta-feira), todos os funcionários da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram sujeitos à recolha de sangue para análises, no âmbito da Saúde no Trabalho.
Os funcionários da escola também não escaparam à regra, tendo sido dezassete funcionários a tirarem sangue para análise.
Este processo está dividido em duas fases: na primeira fase (decorrida na semana passada), os "trabalhadores" cujo nome começa de J a Z, dão o sangue para análise. Na segunda fase, serão todos aqueles cujo nome começa de A a J.
A recolha que se realizou na escola contou também com outros funcionários do Aqrupamento, nomeadamente três de Salto, um de Cabril e um da Vila da Ponte.
Os resultados da primeira fase ainda não chegaram, mas não se suspeita nada de grave em relação à saúde dos funcionários escolares.
Fonte: Funcionários da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A conta da água um dia vai chegar!


No passado dia 12 de Fevereiro (sábado) chegou à caixa de e-mail uma mensagem a dizer: que a conta da água um dia chegará às nossas portas.
Essa mensagem foi enviada por uma pessoa que os avisa que no lugar do arco, numa rua onde vive um dos elementos da junta de freguesia de Ruivães que até à data tem estado a usufruir da água pública através da boca de incêndio.
O elemento da junta de freguesia de Ruivães está a construir uma casa com a água pública, e não está a retribuir com nada para os moradores. Os senhores da junta de freguesia são cúmplices disto tudo que se está a passar.
Eles perguntam ainda: onde andará a Polícia Municipal que tem como objectivo a fiscalização de obras. Onde estarão os minis da junta que deviam estar a cuidar da freguesia, já que com isso recebem uma quantia financeira. Se o país fosse como deve ser isto era motivo mais que suficiente para se demitirem pois têm conhecimento do que se está a passar e não fazem nada para o impedir.
Isto segundo o autor do blog.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Apreenção de explosivos

No dia 10 de Fevereiro (quinta-feira) a operação “Nordeste explosivo” foi a base de uma investigação de tráfico e posse de armamento e explosivos que decorreu em vários concelhos como por exemplo Valpaços, Chaves, Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.Onze homens de idades entre os 40 e os 60 anos foram presos e também foram apreendidos cerca de 200 quilogramas de explosivos, mais de 3000 detonadores, alguns milhares de metros de rastilho e cordão detonante e ainda 13 armas de fogo, incluindo uma espingarda metralhadora (G3), caçadeiras, caçadeiras de canos serrados e também carabinas.De acordo com algumas fontes policiais os explosivos apreendidos são normalmente usados em pedreiras, mas também podem ser usados noutro em crimes como actos terrorista.António Toscano tornou público que a investigação criminal, o qual considera ser um fenómeno criminal que muito preocupa a policial. Na operação estiveram envolvidos de todos os agentes da unidade da Polícia Judiciária de Vila Real, elementos da GNR de Vila Real e a PSP de Vila Real e Mirandela.Os suspeitos foram apresentados a tribunal de Alfandega-da-Fé onde estão a ser ouvidos pelo juiz de instrução criminal que determinará a aplicação

Sede da Banda de Parafita inaugurada

Na passada sexta-feira (no dia 12 de Fevereiro de 2011), a nova sede da banda de Parafita foi inaugurada.

O sonho da nova sede da Banda de Parafita, que tão esperado estava de se concretizar, já está cumprido. Um dia inesquecível para um grupo com mais de 200 anos, testemunhado por muita gente numa cerimónia em Vila Real.
A inauguração foi ajudada e acompanhada pelo Presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues. Iniciada em meados de 2006, a construção da nova sede da Banda de Parafita teve que ultrapassar por muitas dificuldades e muito trabalho mas foi, neste ano, possível de ser concluída.

Fonte: Jornal de noticias de Montalegre

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Condutora morre em choque com autocarro


Uma mulher com 45 anos de idade morreu dia 10 de Fevereiro (quinta – feira) em Braga.

Uma mulher de 45 anos de idade foi vitima de um choque frontal com um autocarro na freguesia de S. Mamede D´Este em Braga.
Segundo dizem os Bombeiros Voluntários de Braga, o acidente foi confirmado pelas 09.01 horas da manhã, minutos depois de ocorrer o acidente.
A mulher estava sozinha na viatura (Fiat Punto) quando bateu contra o autocarro dos transportes urbanos de Braga.
A mulher bateu brutalmente com a esquina esquerda do carro contra a esquina esquerda do autocarro.
Os bombeiros voluntários de Braga deslocaram-se até ao local do acidente, segundo diz uma testemunha a mulher morreu de imediato.
A circulação foi cortada pela GNR até ás 11:00 da manhã.

Matança do Porco no Lar de Ruivães


No passado dia 9 de Fevereiro (Quarta-feira), realizou-se a tradicional matança do porco no Lar de Ruivães, Vieira do Minho. Este evento teve como finalidade perpetuar tradições e promover o convívio entre gerações, pois foram convidados a participar os alunos, professores e auxiliares da Escola do 1º ciclo desta localidade.
A festa começou com um bem servido almoço onde o famoso cozido à portuguesa foi apreciado por todos os convivas. No fim do almoço houve cantares e danças ao som do acordeão tocado por duas alunas da Escola.
Quando o enorme porco chegou, matador e ajudantes fizeram-se ao bicho, enquanto os restantes participantes assistiam ao acontecimento. Os mais idosos recordaram outros tempos e os mais novos tiveram conhecimento de como se desenrola este acto. Além disso, estes últimos puderam observar a anatomia deste animal.
No fim, lancharam juntos manifestando-se todos satisfeitos com a actividade realizada em conjunto.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A praga dos incêndios está de novo

Na passada quarta e quinta-feira (2 e 3 de Fevereiro de 2011), os incêndios começaram a propagar-se de novo.

Na aldeia de Santa Marinha (concelho de Montalegre), à volta das 21 horas de quarta-feira começou a arder o monte e, no dia seguinte, o incêndio ainda não estava extinto. Manteve-se até a noite, até os bombeiros serem chamados ao local, para impedirem que o fogo se propagar-se ainda mais.
Arderam bastantes hectares de mata, mas já não era a primeira vez que isto se sucedia na mesma aldeia. Noutras aldeias também têm ocorridos incêndios onde tem casas próximas.

Detido com cinco armas ilegais

No passado dia 1 de Fevereiro (terça-feira) no concelho de Boticas realizou-se de um busca feita pelo NIC (núcleo de investigação criminal) da GNR um homem de 53 anos foi detido por apreensão de armas ilegais.
Na passado dia1 de Fevereiro (terça-feira), no sentido de uma busca domiciliária em Beça, no concelho de Boticas, foi detido um indivíduo de 53 anos, onde foram apreendidas 5 armas nas quais existiam duas pistolas, um revólver, uma caçadeira, uma carabina. Todas as armas estavam em situação ilegal.
Ao que foi possível apurar quando a GNR fez a busca, o indivíduo tinha com ele uma das pistolas. As restantes armas foram-lhe apreendidas em casa e também no local de trabalho.
Depois de ser interrogado foi constituído arguido pelo NIC e submetido a Termo de Identidade e Residência.
Também dias antes, no concelho de Montalegre, foi também detido um casal com 63 anos de idade que lhe foi detectado no carro uma pistola de marca Astra, que tinha de calibre 6,35mm que estava acompanhada de varias munições. O homem já tinha sido detido pelo NIC de Chaves em 2009 pelo mesmo tipo de crime.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Workshop de Pintura no ecomuseu do Barroso



No próximo Domingo ( 20 de Fevereiro), nas instalações do Ecomuseu de Barroso vai realizar-se um Workshop de pintura elaborada em gesso.


Vai realizar-se no próximo Domingo, a partir das 10 horas da manhã, um workshop de pintura em gesso que vai dar a oportunidade a muitas pessoas de poderem exercitar a arte que possui criatividade.
No fim de cada sessão todas as pessoas que participarem levarão para casa a pintura por eles elaborada.
As inscrições deverão ser efectuadas no Ecomuseu de Barroso no valor de 15 euros no qual deverá ser pago pós inscrição.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DE VILA REAL,USAM COBERTORES COMO PROTESTO POR NÃO TEREM AQUECIMENTO.



Na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real, os alunos, cobriram-se de cobertores, dia 27 de Janeiro, Quinta- Feira, contra a falta de aquecimento naquele estabelecimento de ensino.

No dia em que começou a nevar no distrito de Vila Real, os estudantes, resolveram saír à rua, para fazer um chamado de atenção, não só há população deste Distrito, mas também, ao concelho executivo dessa escola.
Fizeram vários cartazes com slogans como: “uma aventura nos calotes polares", "queremos aquecimento e água quente para toda a nossa gente", "nas aulas a congelar nem conseguimos pensar" ou "liceu um iceberg em Vila Real", estes foram alguns títulos escolhidos pelos próprios alunos e utilizados para saírem há rua e serem lidos pelos populares deste Distrito.Estes dirigiram-se, fazendo o seu protesto, até ao Governo Civíl, onde permaneceram ainda algum tempo.
Segundo informações dadas por um dirigente dessa escola, houve uma avaria na caldeira e já tinham chamado a equipa técnica para a sua reparação, portanto o caso parece já estar prestes a ser resolvido.

Feira do Fumeiro na RTP1


De 27 a 30 de Janeiro decorreu a vigésima Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso, em Montalegre. No dia 29 (Sábado), a RTP1, transmitiu o “Programa das festas” em directo da capital do Barroso.
A Câmara Municipal de Montalegre investiu nesta feira cerca 5.000.000 de euros. Foram postas à venda umas 70 toneladas de fumeiro e presunto produzido na região. “Esta feira valoriza os produtos locais” disse o Presidente da Câmara, Fernando Rodrigues. Mas nem só do fumeiro e do presunto vive esta feira, mas também dos chás de Vilar de Perdizes, da cerâmica, das compotas, do pão e do mel.
Nesta feira participaram o Grupo Coral de Montalegre, os “SOMDEbORDÃO”, os “Chouribebes do Barroso”, o grupo “Tradição”, os “Amigos da Sobreposta”, entre outros.
O grupo do Jogo do Pau, de Salto, deu a conhecer aos visitantes, que foram muitos, este ancestral desporto típico da região do Barroso.
A partir do Ecomuseu do Barroso foi dado a conhecer ao mundo algum património do povo barrosão. Como disse o seu director, David Teixeira, o Ecomuseu é “conhecer a identidade barrosã pelos sentidos”.
Foi uma grande feira cheia da alegria barrosã considerada “um hino ao interior” pelo seu organizador, Orlando Alves.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sucesso da XX Feira do Fumeiro em Montalegre

Nos passados dias 28,29 e 30 (Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado) realizou-se pela vigésima vez a Feira do Fumeiro de Montalegre. Foram quatro dias de casa cheia onde foram realizadas as mais altas expectativas. A organização diz que esta foi a «melhor feira de sempre» não só pelo número de pessoas mas também o tamanho de vendas.
O acontecimento foi efectuado no Pavilhão Multiusos de Montalegre e foi inacreditável a grande proporção de produtos que se venderam, vendo-se milhares de pessoas procurando os produtos do Barroso e também aquele ambiente de alegria, que se verificou ao longo dos quatro dias.
Como foi previsto concertinas, desgarradas, cantares ao desafio e muitas outras actividades foram realizadas, sendo todas gravadas e apresentadas pela RTP1. Foi um ambiente inesquecível para as mais de 70 mil pessoas que visitaram a Feira do Fumeiro de Barroso.



Fonte: Site oficial de Montalegre