quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CORTES DE ENERGIA NA REGIÃO


Na nossa região, onde existem tantas fontes de energias renováveis, como se explicam tantas falhas de abastecimento e picos de tensão.

A energia eólica e hídrica produzida na nossa região não está a ser consumida pelos residentes de uma forma constante e permanente, verificando-se a sua interrupção.
Como se explica que tenhamos de produzir energia da Barragem da Venda Nova, que está neste momento a sofrer obras de aumento de potência. As barragens de Pisões, Paradela e Salamonde, os parques eólicos da serra da Cabreira e dos montes da região de Montalegre e mesmo assim continuarmos a ter falhas de energia frequentes.
No passado dia 2 de Dezembro (quinta feira), uma vez mais, faltou o abastecimento de energia eléctrica durante a hora do jantar, chegando ao cúmulo de a única área com luz eléctrica ser a subestação da EDP, que não é mais do que um terreno onde se encontram os postes de alta tensão e nenhumas pessoas, estando todas as habitações e estabelecimentos comerciais em seu redor às escuras.
Até quando se irá prolongar esta situação? Esta é a questão colocada pelos residentes desta região.

Circulação cortada devido à neve

No passado dia 30 Novembro (Terça – Feira), as estradas ficaram cobertas de neve, sendo as mais afectadas as de Guarda e de Vila real. Com esta queda de neve os carros ficaram sem se deslocar. A neve caiu na Segunda – Feira (dia 29 de Novembro) informou uma fonte da GNR.
"A neve está a prejudicar o trânsito um pouco por todo o país, principalmente no norte", declarou a mesma fonte, adiantando que "permanecem várias vias" que se encontram cortadas ao trânsito.
Em Vila Real, existem seis vias nacionais que estão cortadas à circulação de veículos, mas as fundamentais vias do distrito estão circuláveis com prevenção, exclamou a fonte da GNR. De acordo com a mesma fonte, no Porto, na área de Penafiel, estão também "duas estradas sem movimentação", tal como em Moncorvo (na EN 315), em Bragança (EN 206, na zona de Nogueira) e em Valença (Estrada Municipal 1, junto a Melgaço).

Homem e mulher morrem em acidente de viação

No passado dia 6 de Dezembro (segunda-feira), um casal morreu, num acidente rodoviário, na povoação de Rendufinho, concelho de Póvoa de Lanhoso.O despiste, seguido de choque contra uma árvore, causou a morte a um homem de 41 anos e a uma mulher, de 31 anos.
Pensa-se que a mulher estava grávida, circunstância que será confirmada, ou não, pela autópsia que já foi requerida pelo Ministério Público. O acidente sucedeu na Estrada Nacional 103, no Lugar de Arcas, por volta das 23 horas e 22 minutos, hora a que foram chamados ao local, diferentes meios de socorro. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que movimentaram seis viaturas e 16 elementos, e pela VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Guimarães.
O homem falecido no incidente era funcionário da Segurança Social e residia em S. Victor, concelho de Braga. A vítima do sexo feminino vivia em Vieira do Minho. O acidente está a ser averiguado pelo Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito de Braga da GNR.

Apreensão de armas e drogas

No dia 26 de Novembro (sexta feira) a GNR de Vieira do Minho apreende várias armas em situação ilegal e droga numa residência de Ruivães no concelho de Vieira do Minho.

Em sequência de alegada agressão a uma idosa na via publica há cerca de um mês, houve suspeitas de que o individuo poderia ter armas em situação ilegal em casa.
No dia 26 de Novembro (sexta feira) em comprimento de um mandado judicial uma busca realizada pelo posto territorial de Vieira do Minho foi a casa do suspeito e apreendeu nove armas de fogo, nas quais havia caçadeiras, armas de canos cerrados, pistolas, revolveres, uma pistola de gás.
Também apreenderam dezenas munições, uma arma branca com 16 cm de lâmina e ainda 144,5 gramas de uma substância que a GNR pensa ser cannabis.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tragédia de mãe e filha junto a lareira

Uma senhora de 50 anos morreu no passado dia 24 de Novembro, o acidente aconteceu por volta da 1h15m da madrugada, quando se encontrava a aquecer junto a lareira de sua casa.

No Lugar de Gardenha, situada no concelho de Terras de Bouro, a senhora de 50 anos supostamente terá adormecido e ficado intoxicada com os gases libertados pela combustão da madeira.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, a morte da senhora de 50 anos, foi causada pela inalação de gases emitidos pelas brasas da lareira. "Tudo indica que a senhora tenha inspirado monóxido de carbono" - segundo o bombeiro presente no local.

Pouco depois, na mesma casa, uma senhora com cerca de 80 anos, mãe da vitima, dirigiu-se ao local onde se sucedeu o acidente, e aí teve uma paragem cardio-respiratória, resultante da emoção causada pela morte da sua filha.

Jovem universitário perde a vida

Na passada quarta-feira (10 de Novembro) um aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), perdeu a sua vida quando ia a conduzir um carro ligeiro, despistou-se na estrada EM 313, próximo do cruzamento da aldeia de Bujões, freguesia de Abaças.

A vítima, chamada Jorge Miguel dos Santos Correia, de vinte e seis anos, dirigia-se sozinho para casa dos pais situada em Canelas do Douro, freguesia de Régua, após ter estado nos festejos da Semana do Caloiro da UTAD, que decorreu em Vila Real.
O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde, quando o condutor conduzia a sua viatura em plena estrada, e após um pequeno despiste cai numa ravina e embate contra um pinheiro. O comandante dos bombeiros do Peso da Régua, António Fonseca, disse que o acidente apesar de ter ocorrido às horas referidas na estrada municipal 313-1, o alerta apenas foi dado por volta das sete e meia da noite. O senhor António (comandante dos bombeiros) referiu que quando chegaram ao local, cerca das oito e meia, a vítima ainda estava viva dentro da viatura, mas após terem retirado Jorge do veículo, acabou por falecer no local. Apesar dos grandes esforços para socorrer o jovem por parte dos bombeiros e das equipas médicas do INEM, não conseguiram salvar a vida do jovem.
Fonte: Site "tvi 24"

Homem alvejado acidentalmente

No passado Domingo (dia 21 de Novembro), em Ardãos, Boticas, um tiro disparado sem intenção provocou ferimentos graves num homem de 43 anos de idade. A vítima afirmou que tinha sido alvejado, mas, mais tarde confessou que tinha sido ele despropositadamente.


O acidente ocorreu por volta da meia-noite do Domingo passado. Depois de sair do café, João Paiva, um emigrante em Espanha, que veio com a família a passar o fim-de-semana para se divertirem na sua terra natal. Ele desviou-se do caminho que percorria para “fazer as necessidades”. No momento em que se agachava, a pistola que tinha no bolso disparou acidentalmente. A bala perfurou-lhe a zona dos intestinos. Ajudado pela mulher, o emigrante deu entrada na urgência do Hospital de Chaves, onde tiveram de lhe fazer uma intervenção cirúrgica. Primeiro o emigrante tinha dito que tinha sido alvejado propositadamente no momento em que estava a fazer as necessidades. No entanto recusou fazer queixa dando como pretexto de que não tinha inimigos, mas as autoridades não acreditaram.
Passado algumas horas, o emigrante acabou por confessar que foi ele acidentalmente. A arma já foi entregue às autoridades. Ao que foi possível apurar, o emigrante deve ter tido receio de dizer a verdade porque a sua pistola não estava legal. O emigrante deverá responder por um crime de posse ilegal de arma.
Fonte: Jornal Noticias

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Carro furtado com duas crianças lá dentro




Um indivíduo furtou no Sábado, dia 13 de Novembro, na localidade de Ponte, Guimarães, um carro com duas crianças lá dentro, que abandonou depois junto a uma farmácia.
A mãe, Sandra Martins de 31 anos de idade, que trabalhava numa fábrica de calçado, parou o carro, junto de sua casa, com as crianças, que eram seus filhos, uma do sexo masculino, que se chama Leandro de 7 anos de idade e outra do sexo feminino com 2 anos de idade que se chama Leonor.
Deixou as chaves na ignição, já que o tempo de demora era muito curto, foi então que um indivíduo ainda não identificado furtou o veículo com as duas crianças lá dentro. Era cerca da 1 hora da tarde. As crianças foram deixadas junto a uma farmácia na zona de Joane, Famalicão. Estas já foram entregues aos pais, mas o indivíduo continua fugido. O pai das duas crianças que se chama Alcídio, viu passar a viatura a alta velocidade, quando estava a trabalhar, numa loja de vestuário, perto do local onde o veículo foi roubado, mas nunca lhe tinha passado pela cabeça que o seu carro e as suas crianças estavam a ser levados por um desconhecido.

A GNR das Taipas, Guimarães, continuam os esforços para localizar o Mini Cooper cinzento roubado na freguesia de Ponte, Guimarães. A única descrição que as autoridades têm do suspeito é a que foi dada pelas duas crianças que foram levadas no carro durante dez quilómetros, até o ladrão os deixar em Joane, Famalicão.

Percussos culturais em Vilar de Perdizes



O projecto social da Câmara Municipal de Montalegre, "Itinerâncias Culturais e Sociais com os Séniores Barrosões", continua a realizar passagens pelos lares e centros de dia, do concelho. Apresentaram a passagem pelo Centro de Dia de Vilar de Perdizes onde idosos e crianças se juntaram numa troca de experiências e saberes fantásticos.

O projecto Itinirâncias Culturais e Sociais com os séniores Barrosões produzido pela Câmara Municipal de Montalegre, através dos Serviços da Divisão Sócio Cultural (Biblioteca/Espaço Internet/Ecomuseu), em conjunto com instituições de solidariedade social (IPSS) - lares de terceira idade do concelho, juntas de freguesia, Cruz Vermelha e associações locais, continua com as visitas aos lares da terceira idade. Com isto estão perante uma aposta que já é um sucesso.
FONTE: Site da Câmara Municipal de Montalegre

Montalegre realiza obras de “renovação” das aldeias


No passado 3 de Novembro (Quarta – Feira), nas aldeias pertencentes à Câmara de Montalegre, tem se vindo a fazer obras das redes de água na aldeia Antigo de Sarraquinhos, e a modernização da aldeia de São Pedro. Nos últimos tempos tivera-se mantido uma forte vontade da realização das mesmas da parte das populações de Antigo de Sarraquinhos e São Pedro, visto que nos últimos tempos se haviam queixado da falta de água. Sem contabilizar o IVA, em Antigo de Sarraquinhos vão ser gastos 148.517,56 euros e em São Pedro 141.403,53 euros.
Só agora é que os populares estabeleceram um acordo com a Câmara Municipal de Montalegre para a instalação de contadores. Com esta medida, Fernando Rodrigues, presidente da autarquia, indica que "é disciplinado o consumo e concluído um problema que prejudicava, principalmente, os habitantes das zonas mais altas das aldeias onde jamais chegava a água". O presidente da Câmara Municipal de Montalegre garante que a instalação de contadores e a cobrança de água nas aldeias pequenas dá prejuízo à autarquia porque, emitir facturas, enviar pelo correio as despesas dos leitores e o custo dos contadores são encargos que nunca mais serão suportados pela receita. Com os investimentos dados na “renovação” das aldeias do concelho de Montalegre, a Câmara Municipal reforça a sua aposta que tem vindo a desenvolver no fomento e preservação do que é típico nestes locais. Desta forma, a realização de obras nas aldeias de Antigo de Sarraquinhos e São Pedro oferecem melhores condições às pequenas populações lá existentes.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Transportes escolares na vila de Montalegre

A falta de cooperação e entendimento, causa todos os dias entre as 16.30h e as 17.30h grande transtorno à população do local. Fica uma faixa de trânsito ocupada na Rua Nuno Álvares Pereira, onde se circula só numa faixa de rodagem. Já tem surgido alguns acidentes, visto que os autocarros estão parados a efectuar a recolha dos alunos. Mas, o mais grave ainda é os autocarros da Câmara Municipal de Montalegre, que passam o dia estacionados na Rua Padre José Alves, ocupam também uma faixa de rodagem, limitando assim os acesso local.
Na vila de Montalegre existe uma central de camionagem, onde poderiam estar estacionados os autocarros e efectuar a recolha dos alunos, visto que a escola é perto da central de camionagem e só saem às 17h.

Posse ilegal de armas e bidões de combustível

No passado dia 27 de Outubro (quarta-feira) pelo menos duas armas de fogo e algumas dezenas de munições foram apreendidas, pela GNR, através do Posto Territorial de Vieira do Minho.
Por investigação, a GNR de Vieira do Minho concluiu que deviam fazer uma busca com um mandado judicial que teve como alvo uma residência de um indivíduo e decorreu em curso relacionado com posse ilegal de armas.
O indivíduo de 38 anos, que estava desempregado, foi preso e presente ao Tribunal Judicial de Vieira do Minho para ser interrogado. O suspeito prestou termo de identidade e residência. Na busca realizada no dia 27 Outubro de manhã, a GNR apreendeu uma caçadeira de calibre 12 mm, um revólver, duas armas brancas e também algumas munições de diferentes calibres. Também foram apreendidos vários bidões a maioria cheios de combustível, que se presume roubado e também um funil improvisado, entre outros materiais.

Final de Outubro com vaga de crimes

No passado dia 28 de Outubro (sexta-Feira), pelas 18h00, dois militares da GNR foram alvo de tentativa de atropelamento por parte de um homem, de trinta e oito anos, residente em Felgueiras, que conduzia uma viatura automóvel. Só não se concretizou porque os militares se aperceberam da situação e conseguiram desviar-se do automóvel.

Também nessa semana, na passada quinta-feira, pelas 16h30, um casal - a mulher, de trinta e quatro anos e o homem, de trinta e nove anos - moradores em Guimarães estiveram envolvidos num roubo à Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto. O responsável da igreja surpreendeu-os quando o casal furtava dinheiro da caixa das esmolas. O esquema era simples: enquanto a mulher simulava que estava a rezar, o seu companheiro, com uma fita colante, roubava as notas do interior da caixa das esmolas. A GNR de Mondim de Basto foi alertada e compareceu no local.

Plágio


O plágio, prática comum entre os estudantes é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Outras formas de plágio são pedir a alguém que faça o trabalho por si, utilizar o trabalho de outrem como se fosse seu ou apresentar o mesmo trabalho em várias cadeiras.
Descarregar ou comprar um trabalho através da Web. Mesmo que feito de forma não intencional o plágio é uma ofensa académica grave.
O plágio é um crime e em tribunal o réu será acusado de premeditação, falta de escrúpulos, desonestidade, falta de ética profissional. Será que vale mesmo a pena fazer plágio?

O Plágio

O plágio é o acto de violar uma obra que foi escrita ou criada por outra pessoa e não damos os créditos ao verdadeiro autor. O plágio pode vir de varias fontes tais como textos, musicas, fotografias e obras áudio visuais. No plágio, o plagiador, assume a autoria obra como se fosse dele.
Muitos criadores de blogues acabam por cometer plágio, muitas vezes por ignorância, por pensar que copiar algo que não lhe pertence só por tê-lo encontrado na internet pensam que e tudo livre para copiar e que não vão sofrer consequências ou sofrer punições. Mas existe uma lei que defende os direitos autorias.
Quem cometer plágio pode ter de um mês a quatro anos de prisão.
Na internet há ferramentas que detectam o plágio, quando se faz copiar, colar um documento sobre esses programas e eles detectam se a informação e plagiada.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Montalegre garante europeu rallycross 2011

Depois da reunião dos responsáveis do off-road da FIA, ficou garantido que Portugal terá mais uma prova a contar para o Campeonato Europeu de Rallycross. Salvo uma enorme surpresa de última hora, Montalegre voltará a ser o representante português de um campeonato em que entram três pistas novas, originando a saída de outras três.

A Pista Automóvel de Montalegre vai voltar a receber mais uma prova a contar para o Campeonato Europeu de Rallycross tal como sucedeu em 2007, 2009 e 2010.
Isto mesmo se conclui da reunião (05/10/2010) dos responsáveis do off-road da FIA ( federação internacional de automobilismo) onde foram aprovados os calendários e respectivos regulamentos para o Campeonato Europeu de Rallycross para 2011. O calendário de 2011 registou a saída de três provas: Alemanha, Hungria e Finlândia para o regresso da Áustria, Holanda e Noruega.
Em relação à prova portuguesa, esta está garantida novamente para Montalegre, num ano crítico, com a saída de três provas, as quais, de acordo com a FIA, foram as menos pontuadas em termos organizativos, condições de pista e segurança em 2010.

Acidente de viação em Montalegre deixa condutor em "estado grave"

No passado dia vinte e quatro de Outubro (Domingo) um automóvel despistou-se, na Estrada Municipal 509 que faz ligação de Medeiros a Montalegre. O condutor, de trinta e nove anos encontra-se no Hospital de Santo António, no Porto, em "estado grave", visto que era o único passageiro.
Através de informações da GNR de Montalegre, o veículo ter-se-ia despistado numa recta "já muito próximo de uma curva e, chocando num poste de electricidade, capotou de seguida". O condutor, segundo uma fonte dos bombeiros de Montalegre, demonstrava "várias fracturas, entre elas, cranianas".
Apesar das causas do despiste ainda não serem conhecidas, a fonte da GNR admitiu que "o mau tempo caracterizado por chuva intensa e vento forte poderão ter estado na origem do acidente".
No mesmo dia, na Estrada Municipal 509 ocorreu mais um acidente, houve um despiste de uma viatura, mas "sem consequências para a condutora".

Desaparecimento de dois cães

No passado Domingo, 24 de Outubro dois cães de caça com chip desapareceram no Monte de Vilarinho de Negrões.

Os caçadores foram com os seus cães caçar para a zona de Vilarinho de Negrões, na parte da tarde, quando os dois dos seus cães fugiram(snoopy e saviola) . No dia seguinte os caçadores(José Manuel e João Paulo)deslocaram-se até essa mesma zona onde perderam os seus cães para os procurar. Os caçadores demoraram cerca de uma manhã para os encontrar, mas depois de caminharem durante algum tempo os cães foram encontrados na borda da barragem. Os cães ficaram sem rumo e acabaram por se perder e os donos por fim ficaram sem saber se tinha sido roubo ou desaparecimento. Depois colocaram-os na mala do carro do caçador e deslocaram-se a casa para prenderem os animais e para os alimentarem porque eles toda a noite nao tiveram como se alimentar, pois os cães nao comiam o que caçavam porque nao se alimentam de carne crua.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EDP "deve" 75 milhões a Montalegre

Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, volta a bater o pé à Secretaria de Estado da Administração Local no que concerne ao dossier "rendas das barragens". Um folhetim de "gaveta" que, no entender do autarca, onera os cofres do concelho, ao longo dos últimos 30 anos, em mais de 75 milhões de euros. O edil reforça a revolta com frases como ninguém decide e ninguém cumpre a lei!
Com a publicação da lei das Finanças Locais 2/2007, de 15 de Janeiro, e com as alterações introduzidas pelo n.º3 do seu artigo 14.º, passou a ser possível proceder à fixação de critérios específicos para determinação da derrama imputável a cada município diferente dos critérios gerais fixados no n.º2 do mesmo artigo 14.º, nos casos em que as empresas tenham um volume de negócio que resulta em mais de 50% da exploração de recursos naturais. Desde 2007 que o município de Montalegre solicitou a aplicação do critério específico previsto na lei sobre a EDP - Produção e, até ao momento, o que tem imperado é o silêncio.

Autocarro da Salamondetur avariado

No passada terça-feira, dia 19 de Outubro, o autocarro que fazia a recolha dos alunos pertencentes à freguesia de Ferral avariou, levando a que os alunos chegassem atrasados à escola.
A Salamondetur, uma empresa de transportes conhecida por todo o país, encontrava-se com o autocarro que faz a recolha de alguns alunos da escola Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso pertencentes a freguesia de Ferral avariado. Estes alunos chegaram com ligeiro atraso à primeira aula da manhã. Este atraso deveu-se à caixa de velocidade do autocarro que se encontrava avariada., como consequência alguns dos alunos ficaram expostos ao frio mais vinte minutos do que o habitual. Entre os alunos, encontravam-se também crianças que frequentam o infantário da Vila da Ponte.
O motorista que transporta os alunos recusou-se a conduzir o autocarro enquanto este não fosse arranjado. A causa da avaria era caixa de velocidades que se encontrava em mau estado.

Afogamento na Barragem da Caniçada

No dia dezassete de Outubro (Domingo), uma criança de quatro anos caiu à barragem da Caniçada por abrir uma janela do barco através do qual faziam um passeio. O pai tenta-a salvar mas acaba por morrer nas águas.
O acidente aconteceu por volta das 12h55, altura em que o pai da criança, chamado António, juntamente com a esposa e as duas filhas, de quatro e seis anos, dava um passeio de barco. A família tinha saído bem cedo de Viseu para se juntar a um grupo religioso, de cerca de vinte pessoas, pertencente à comunidade Taizé. Quando iam em viagem a menina Filipa, de quatro anos abre uma das janelas do barco, quando se desequilibrou e caiu na água. De imediato, o pai da criança ouve uns gritos e não hesitou em saltar do barco, para tentar resgatar a sua filha que tinha caído na albufeira da Caniçada, no Gerês.
A criança tentou a todo o custo manter-se à superfície da água, evitando afogar-se. O pai da criança que tinha trinta e três anos, ao saltar para a água não resistiu e morreu antes de conseguir salvar a sua filha. Um dos acompanhantes que era seu amigo, vendo que o pai da Filipa não a conseguiu salvar, acabou por ser ele a saltar para a água e resgatar a criança.
Na procura do corpo desaparecido do António, estiveram envolvidos quinze mergulhadores apoiados por três embarcações, das corporações de bombeiros de Esposende, Vizela, Fão, Fafe e Taipas (indicou a Protecção Civil de Braga à agencia Lusa). O responsável pelas operações de socorro no local, José Dias (comandante da corporação de Terras de Bouro), está a coordenar as buscas na zona do desaparecimento, na albufeira da Caniçada.
O corpo de António, residente de Sátão (Viseu), continuava desaparecido. Já a pequena menina foi transportada para o Hospital de São Marcos, em Braga, já a Filipa não sofreu ferimentos, mas encontrava-se em estado de choque.
" Foi horrível o que aconteceu. A menina está a sofrer muito”- afirmou um dos elementos da Protecção Civil.

Já começaram as vindimas!

Nas várias aldeias já começaram as vindimas.

As vindimas iniciam-se com a colheita dos cachos de uvas, quando já estão maduras, em Setembro. Muitas vezes são famílias completas que se deslocam para as vindimas. São recolhidas as uvas em cestos de vime. Os cachos são, então levados para os lagares. Então juntam-se vizinhos e familiares para pisar as uvas, com galochas ou sem elas. De seguida, deixam-se as uvas amassadas a fermentar. Lavam-se as pipas para depois armazenar aí o vinho segundo a tradição.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encerramento da EB1 de Venda Nova

No inicio do ano lectivo 2010/2011 a escola EB1 da Venda Nova não abriu devido a falta de alunos.
Três crianças têm agora de se deslocar até à escola EB1 da Vila da Ponte que se situa a cerca de 11 km de suas casas. As crianças ficam longe das suas casas porque a escola mais perto encerrou!

Esta noticia realizou-se a partir do nossa informação.

Flávio Monte apresenta os seus livros no Centro social e Paroquial de Cabril

No passado dia 2 de Outubro, o escritor Flávio Monte, natural de Montalegre apresentou os seus livros no Centro Social e Paroquial de Cabril.
O escritor apresentou os seus livros no Centro Social e Paroquial de Cabril que começou por volta das 21h com uma passagem de imagens do barroso e acabou por volta das 22h:30m com uma sessão de autógrafos. Durante a sessão falou sobre a sua vida como escritor e das suas obras sobre o Barroso. Falou do seu romance «Flor de Burel» e do seu livro de poesia «LIVRO D’ÁGUA».
O escritor Flávio Monte nasceu em Montalegre em 1960. Viveu e estudou em Chaves até à conclusão do ensino secundário. Cursou Literaturas em Ensino de Português e Francês, na Universidade do Minho, onde foi distinguido com os seguintes prémios de mérito académico:
· “Prémio Escolar Senado Universitário “, atribuído pela universidade do Minho;
· “Prémio Governo Civil de Braga “;
· “Prémio Dr. Rui Carrington Simões da Costa”, atribuído pela Alliance Française de Braga;
· “Prémio Eng.º António de Almeida”, atribuído pela Fundação Engenheiro António de Almeida.
Actualmente, é professor do quadro de nomeação definitiva da Escola E. B. 2/3 de Real - Braga.

Greve de alunos na Escola do Baixo Barroso

No passado dia 8 de Setembro, na escola do Baixo Barroso do concelho de Montalegre realizou-se uma reunião com a participação do Director da Escola de Montalegre,os encarregados de educação e os alunos.
Essa reunião realizou-se devido à fusão de agrupamento para o Agrupamento de Escolas de Montalegre. Não querendo que a escola fecha-se e os seus filhos tivessem de ir para uma escola mais longe de casa, não deixaram os seus filhos ir a escola no dia seguinte. Com tudo isso a Associação de Pais chamou a RTP1 e a TVI à escola. No dia seguinte a TVI foi à escola para gravar a situação ocorrente. Já a TVI estava na escola quando chegaram os autocarros. Os autocarros nesse dia chegaram vazios pois nenhum aluno foi às aulas. Nenhum aluno foi à escola até nova reunião com os encarregados de educação. Passaram alguns dias até à próxima reunião. Mas na segunda-feira dia 13 de Setembro alguns alunos foram à escola. Por falta de alunos não podia haver aulas, mas o professor João Luís não deixou dizendo:” Se vieram à escola, vão ter aulas”. No dia 15 de Setembro foi a nova reunião. Nessa reuniao já ficou decidido que nos próximos dias haveria aulas até nova reunião. Com isto tudo encarregados de educação pensaram até mudar os seus filhos, para a escola de Cabeceiras de Basto, que para alguns fica mais perto de casa. Mas no dia seguinte depois da reunião todos os alunos foram à escola. Segunda, dia 21 de Setembro realizou-se nova reunião dizendo que ja estava tudo resolvido.

Turistas desaparecidos no Gerês

No passado dia 4 de Outubro (Segunda-Feira), oito turistas dos quais uma criança e sete adultos, foram salvos pela Protecção Civil através do Helicóptero Kamov. Os caminhantes desapareceram, no Sábado na Peneda do Gerês devido ao mau tempo que se sucedeu.

No Sábado (2 de Outubro), os turistas faziam uma caminhada pela Serra do Gerês, começando o seu percurso por uma aldeia chamada Pitões das Júnias e acabando nas Minas dos Carris.
Como o caminho que dava às Minas dos Carris era muito estreito, deixaram as suas viaturas em Pitões. A meio da sua caminhada, foram interrompidos pelo mau tempo e, vendo uma gruta, entraram, e passaram assim uma difícil noite, apenas com cobertores para a sua protecção e pouco alimento. Na manhã seguinte, um dos caminhantes contactou os bombeiros voluntários de Salto, via telemóvel, pedindo socorro, indicando-lhes os seus números de telemóveis e as coordenadas GPS da sua localização.
Foram vinte e dois os bombeiros que tentaram os localizar, mas com a rigorosa tempestade, não os conseguiram encontrar, adiando as buscas. Os turistas ficaram 48 horas sem ajuda alguma mas, segundo Sílvio Magalhães, o segundo comandante dos Bombeiros de Salto mantiveram sempre contacto com os turistas e indicou que estes estiveram sempre bem.
Por volta das 10 horas na Segunda-feira, quando o tempo melhorou, o Helicóptero Kamov da Protecção Civil foi os resgatar, levando-os para o quartel dos Bombeiros de Salto, onde lhes deram uma refeição quente e roupas secas.
Por volta do 12h30, o Helicóptero voltou a Pitões das Júnias para levar os turistas de encontro as suas viaturas.